Você está lendo...
Veja como deve ser o novo SUV de 7 lugares baseado no Jeep Compass
Notícias

Veja como deve ser o novo SUV de 7 lugares baseado no Jeep Compass

Previsto para estrear no fim do ano, o SUV de 7 lugares do Jeep Compass será feito em Pernambuco e terá motor diesel de 203 cv

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

19 de mar, 2021 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

SUV Jeep Compass 7 lugares
Projeção do designer Kleber Silva mostra como pode ficar o SUV de 7 lugares da Jeep que estreia no fim do ano
Crédito:Kleber Silva/K Design AG/Jornal do Carro

No fim de 2021 (caso a pandemia não adie os planos), a Jeep vai lançar no Brasil um inédito SUV médio de sete lugares. O modelo, atualmente em fase de testes de rua, ainda não tem nome definido. Sabe-se apenas que será produzido na fábrica de Goiana, em Pernambuco. E que nascerá da plataforma Small Wide, usada por Renegade e Compass, e pela Fiat Toro.

Até agora, a Jeep fez de tudo para esconder o design do novo SUV, que foi criado pelo centro de estilo brasileiro da antiga FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e, agora, grupo Stellantis. Assim, com base em flagras e relatos de fontes, o Jornal do Carro traz projeções do futuro lançamento da Jeep. Apesar de derivado do Compass, o modelo terá estilo próprio.

SUV Jeep Compass 7 lugares
Kleber Silva/K Design AG/Jornal do Carro

Publicidade


Inspirado no Grand Commander chinês

Nossas projeções foram feitas com base no Jeep Grand Commander, um SUV de sete lugares lançado recentemente na China. Acredita-se que o modelo nacional (“Projeto 598“) seguirá suas linhas, com visual bem robusto. A dianteira terá os faróis unidos à grade com as tradicionais sete fendas da Jeep, enquanto atrás as lanternas estreitas invadem a tampa.

O para-choques frontal traz uma grande tomada de ar para abrigar o radar dos sistemas avançados de segurança e condução semiautônoma, como o ACC e a frenagem automática de emergência. Já a traseira será bem mais comprida e vertical na comparação com o Jeep Compass, trazendo lanternas unidas por um friso e colunas “C” bem espessas.

SUV Jeep Grand Commander 7 lugares
Jeep Grand Commander/Divulação

Muito em comum com o novo Compass

O novo SUV da Jeep, portanto, será razoavelmente maior que o Compass. Mas, ainda assim, os modelos irão compartilhar muitos componentes. As portas dianteiras, por exemplo, deverão ser as mesmas, assim como o capô e as caixas de rodas da frente. Segundo o site Autos Segredos, até o cofre do motor será o mesmo do Compass, bem como partes da cabine.

Já as portas traseiras são maiores que as do Compass, para ajudar no acesso à terceira fileira de bancos. Por dentro, o painel será quase igual, entretanto com acabamento um pouco mais chique. Além disso, tal como o novo Compass, o SUV de sete lugares terá multimídia gigante compatível com Android Auto e Apple Carplay, e com internet Wi-Fi a bordo.

Jeep
Reprodução/Internet

Motor 2.0 turbo diesel com 203 cv

Conforme também antecipamos no Jornal do Carro, o novo SUV de sete lugares da Jeep chegará, de início, apenas com motor turbo diesel. A montadora trabalha na atualização do atual 2.0 turbo, que ganhará potência considerável, passando de 170 cv para cerca de 203 cv de máxima. O torque também ficará maior, próximo de 40 mkgf.

Assim, é esperado que o utilitário entregue desempenho 4×4 ainda mais envolvente, deixando a pegada mais urbana para o Compass, que terá o motor 1.3 GSE turbo flexível. Posteriormente, o “Grand Jeep” poderá ganhar a opção turbo flex. Para reduzir as emissões de gases da versão diesel, o modelo terá um tanque auxiliar de Arla 32, reagente à base de ureia.

SUV Jeep de sete lugares
@abandonados.br/Reprodução

Dessa maneira, a Jeep pretende reduzir a quantidade de gases emitidos pelo motor 2.0 turbo diesel. O reagente Arla 32, já usado por caminhões, possui 32,5% de ureia pura na composição. Assim, consegue gerar reação química que quebra os óxidos de nitrogênio, transformando-os em água e nitrogênio. Mas será preciso reabastecer e caberá à Jeep instruir os donos.

Será o SUV mais tecnológico da marca

De acordo com a Jeep, o utilitário fruto do “Projeto 598” será “o SUV mais tecnológico feito na América Latina”. Além de herdar as principais novidades do futuro novo Compass, como o painel e a multimídia enorme, o modelo com sete lugares também terá o quadro de instrumentos em tela colorida de 10 polegadas, além de diversos recursos eletrônicos.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Haverá desde o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com função Stop&Go, capaz de acelerar e frear sozinho no trânsito, até sistemas como alerta de ponto cego e os assistentes de permanência em faixa, que corrige a direção, e a frenagem automática de emergência. O SUV terá ainda faróis e lanternas Full LED com controle automático dos fachos alto e baixo.

Novo Compass 2022 chega antes

O primeiro lançamento da Jeep em 2021 está chegando: será a reestilização do Compass, prevista para maio. O SUV ganhará uma repaginada no design, e vai mudar a cabine, com novo painel, multimídia e volante. O modelo promete ganhar acabamento mais caprichado e vai estrear o novo motor 1.3 GSE turbo flex.



Deixe sua opinião