Com 19.310 emplacamentos, os carros elétricos bateram recordes de venda em 2023. Esses números representaram mais de 20% do segmento de veículos eletrificados no Brasil – considerando elétricos e híbridos de diferentes tipos: leves, plenos e plug-ins. O mais vendido, o BYD Dolphin, por exemplo, emplacou mais de 6.800 unidades no ano passado.
Com esse mercado em ascensão, não é surpresa que muitas montadoras apostem suas fichas em modelos dessa categoria. E não apenas carros de luxo devem estrear por aqui neste ano. Sim, eles estarão presentes, já que a tecnologia de baterias ainda é cara.
Elétricos mais acessíveis
Mas a grande aposta para 2024 serão os modelos mais acessíveis – ainda que automóveis de mais de R$ 100 mil estejam longe de serem considerados baratos. Entretanto, a expectativa é de que desembarquem por aqui carros chineses de entrada nessa faixa de preço. Até a Volvo, uma marca premium, também pretende conquistar uma nova faixa de consumidores com o EX30, que pode ser reservado por a partir de R$ 230 mil.
Desse modo, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) prevê um crescimento ainda mais significativo para 2024. Isso mesmo com o retorno do imposto de importação para híbridos e elétricos, que já tem deixado alguns modelos mais carros neste início de ano. A expectativa é de que a categoria registre aumento de 60%. “O veículo elétrico já caiu no gosto do consumidor brasileiro, e essa tendência se confirma ano após ano”, disse Ricardo Bastos, presidente da ABVE.
Nesse segmento, ainda há muitas confirmações pendentes, além de outros modelos prometidos que podem atrasar. Mas com as informações que temos até o momento, listamos 10 carros elétricos que devem estrear nas ruas brasileiras ainda neste ano.
BMW iX2
Versão elétrica do X2, o iX2 tem dois motores que produzem juntos 275 cv e 50,3 mkgf. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,6 segundos. Seu conjunto de baterias de íons de lítio, com capacidade de 66,5 kWh, garante autonomia de até 449 km no ciclo WLTP, de acordo com a BMW.
BMW i5
A versão elétrica do sedã Série 5 chegará ao Brasil na configuração M60. Serão dois motores, um em cada eixo, para entregar nada menos que 601 cv de potência e 83,7 mkgf de torque. Assim, a aceleração até os 100 km/h ocorre em 3,8 segundos. A bateria de 81 kWh garante uma autonomia de até 582 km, de acordo com o ciclo WLTP.
BYD Dolphin Mini
Chamado de Seagull na China, o modelo elétrico mais barato da BYD vai se chamar Dolphin Mini no Brasil. Dessa forma, vai se juntar a Dolphin e Dolphin Plus, carros já disponíveis no País, como uma versão de entrada. A marca chinesa, entretanto, ainda não revelou dados técnicos do compacto, que a princípio virá da China. Mas eventualmente o hatch terá produção na fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia. A expectativa é de que seu preço inicial fique próximo de R$ 100 mil.
Chevrolet Blazer EV
Revelado em junho deste ano, o Blazer elétrico já tem passaporte carimbado para o Brasil. Mas ainda não se sabe qual versão vai desembarcar por aqui. Por ora, a GM divulgou que as versões LT e RS AWD serão equipadas com motor elétrico de 292 cv e 46 mkgf de torque, enquanto a RS terá propulsor de 345 cv e 44,9 mkgf. Por fim, a configuração mais esportiva SS, cuja produção começa em meados de 2024, será um dos carros mais potentes da marca com 565 cv sob o capô quando estrear.
JAC Yiwei 3
A fim de não perder o recente boom das novidades chinesas no Brasil, a JAC prepara uma resposta para o BYD Dolphin e o GWM Ora 03. O Yiwei 3 – nome que deverá ser substituído no Brasil – está disponível na China com duas opções de motores, uma com 95 cv ou 135 cv. A velocidade máxima, contudo, fica limitada aos 150 km/h. Ainda não há confirmação de preço, mas o compacto deve custar na faixa de R$ 130 mil.
Kia EV9
A Kia confirmou a chegada de seu SUV elétrico de sete lugares no mercado brasileiro. O lançamento deve ocorrer no primeiro trimestre do próximo ano. Há três opções de trem de força, mas por ora não se sabe qual delas virá ao País. A Standard, com tração traseira, tem 218 cv de potência e 35,6 mkgf de torque. Já a Long Range oferece 541 km de alcance e motor 204 cv. Por fim, há ainda a versão com tração integral. que tem dois motores elétricos que entregam 384 cv e 61,1 mkgf de torque.
Mini Countryman SE All4
Uma das novidades da Mini prevista para o mercado brasileiro é o SUV elétrico Countryman SE ALL4. O modelo tem tração integral e motor de 313 cv de potência e 50,3 mkgf de torque. Assim, atinge os 100 km/h em 5,6 segundos. A montadora informa que a autonomia chega a 433 km (WLTP). No design, o Countryman recebe aparência mais robusta graças às grandes caixas de rodas.
Omoda 5 EV
A Omoda, uma das marcas de carros de luxo da Chery, está programada para estrear no Brasil em 2024. E o SUV Omoda 5 EV dará o pontapé inicial nas operações da empresa. A versão elétrica (haverá também uma opção a combustão) será equipada com um motor de 224 cv de potência alimentado por bateria de 61 kWh. Dessa forma, acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos.
Peugeot e-2008
O SUV elétrico reestilizado será lançado no Brasil no meio de 2024. Além disso, o e-2008 também recebe atualizações no motor. De acordo com a marca francesa, o propulsor elétrico ficou 15% mais potente. Desse modo, alcança os 156 cv de potência, contra os 136 cv anteriores. As baterias, por sua vez, oferecem 54 kWh, o que garante uma autonomia de 406 km no ciclo WLTP.
Volvo EX30
Lançado em pré-venda no ano passado, o EX30 será o SUV elétrico de entrada da Volvo. Apenas no Brasil, onde chega em maio, já acumula cerca de 2.000 carros reservados. O modelo estará disponível em três versões (Core, Plus e Ultra), todas equipadas com o motor elétrico traseiro de 272 cv e 34,9 mkgf de torque. Seu 0 a 100 km/h é cumprido em 5,7 segundos na configuração de entrada e em 5,3 segundos nas versões Extended Range. Entretanto, independentemente da versão, a velocidade máxima é de 180 km/h. Os preços partem de R$ 229.950.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!