Você está lendo...
Ranking aponta as marcas de carros mais populares nas redes sociais
Mercado

Ranking aponta as marcas de carros mais populares nas redes sociais

Com base nas redes sociais mais famosas do momento, a corretora inglesa Uswitch levantou quais são as marcas mais populares segundo hashtags

Jady Peroni, Especial para o Jornal do Carro

13 de nov, 2021 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

microsoft redes sociais
BMW lidera o ranking mundial e europeu de marcas mais famosas nas redes sociais
Crédito:Foto: BMW/Divulgação
microsoft

As redes sociais ocupam um espaço enorme na vida dos brasileiros, que são um dos povos mais conectados do mundo. Mas não é só aqui. No mundo inteiro, essas plataformas conectam pessoas e, mais do que isso, servem de canais de informação, bem como fonte de dados para pesquisas. E, por isso, tornaram-se canais estratégicos para as montadoras de carros.

Mas quais são as fabricantes de veículos mais famosas nas redes sociais? Pois uma pesquisa recente feita pela corretora britânica, Uswitch, revela um ranking com base nas principais redes do momento. Ou seja, a pesquisa analisou postagens no Instagram, TikTok, Twitter e Pinterest - esta última muito popular na Europa e nos EUA.

Dessa forma, a Uswitch determinou a marca mais famosa a partir das métricas internas de vários sites estrangeiros. Em seguida, usou hashtags como base para identificar a quantidade média de menções dos nomes das marcas nas redes em escala mundial. Confira:

Publicidade


marcas redes sociais
Divulgação/Uswitch

BMW vence na disputa mundial

Primeiramente, no ranking geral, a BMW ocupa a liderança com certo fôlego. Entre as 4 redes sociais que fizeram parte da pesquisa, a marca conhecida por seus esportivos liderou em duas. No TikTok, por exemplo, ela foi citada 30.7 bilhões de vezes. Já no Instagram, 61.377 milhões. Portanto, obteve uma pontuação de 9.63 de uma máxima de 10.

Logo em seguida, a norte-americana Ford foi vice-líder com uma nota 9.45. No Instagram, a principal fabricante de veículos dos EUA teve uma média de 33 milhões de menções, tendo os modelos Thunderbird e Mustang como mais citados. Já o bronze da terceira posição, portanto, ficou com a alemã Mercedes-Benz, que pontuou 8.84.


Ford Mustang Mach 1
Ford/Divulgação

Por fim, para fechar o top 5 do ranking, o quarto e quinto lugar foram ocupados por duas marcas japonesas. A Honda ficou na quarta posição, com uma pontuação média de 8.53 e, na quinta, veio a Toyota com 8.35.

No top 10 ainda aparecem a Jeep (6º), Porsche (7º), Volkswagen (8º), Nissan (9º) e Audi (10º), que seguiram o pódio respectivamente. Veja a tabela completa clicando aqui.


No ranking Europeu, marcas alemãs dominam

Agora quando se trata das pesquisas apenas na Europa, o ranking tem algumas alterações. O top 5, por exemplo, está lotado apenas com marcas alemãs. O ouro das mais famosas pelo continente, sem muitas surpresas, continua sendo da BMW. A marca se distancia com folga do segundo lugar e permanece com a mesma base de pontuação, ou seja, 9.63.



Logo depois, vem a Mercedes-Benz, com uma média de 8.84. No Instagram, a montadora foi citada mais de 46 milhões de vezes, sendo a maioria delas com os modelos da série Classe C. Já em terceiro, veio a Porsche, com uma nota de 7.98. A marca ficou em primeiro lugar no Pinterest, com mais de 1 milhão de hashtags. Entre as principais menções, então, estão os modelos Carrera e o elétrico Taycan.

O quarto e quinto lugares, dessa forma, ficaram para a Volkswagen, com 7.56, tendo como principais citações os modelos T-Roc, Passat e Polo. E  para a Audi, com 7.31 e sendo a sexta mais comentada no Instagram, com cerca de 28 milhões de hashtags.


Ranking das marcas (Europeu):

  1. BMW: 9.63
  2. Mercedes-Benz: 8.84
  3. Porsche: 7.56
  4. Volkswagen: 7.56
  5. Audi: 7.31
  6. Fiat: 6.09
  7. Volvo: 5.97
  8. Bentley: 4.69
  9. Land Rover: 4.57
  10. Peugeot: 3.96

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião