Mercado

Mercedes-Benz e Toyota são as marcas de carros mais valiosas; veja o ranking

Alemã e japonesa são as únicas marcas de carros entre as dez empresas mais valiosas do mundo; já a Tesla foi a que mais cresceu em 2021

Redação, com Renan Moreira, especial para o Jornal do Carro

25 de out, 2021 · 3 minutos de leitura.

Toyota Mercedes-Benz marcas mais valiosas" >
Toyota é a marca de carros mais valiosa, e Mercedes-Benz é a marca de luxo de maior valor de mercado
Crédito:Toyota/Mercedes-Benz/Divulgação

A Tesla é a marca de carros do momento, e a edição de 2021 do ranking das marcas mais valiosas não deixa dúvidas. A montadora de veículos elétricos do bilionário Elon Musk foi a que mais cresceu neste ano, com um salto de 184%. Entretanto, não foi o suficiente para superar Toyota, Mercedes-Benz e BMW, que continuam com maior valor de mercado.

Os dados são do ranking Best Global Brands, feito anualmente pela consultoria Interbrand. Na lista das 100 marcas mais valiosas de 2021, a Toyota aparece na 7ª colocação, enquanto a Mercedes-Benz, única europeia no "top 10", surge na sequência, em 8ª. Na classificação geral, lideram, respectivamente, Apple, Amazon, Microsoft, Google e Samsung.

Tesla Model 3 assinatura
Tesla/Divulgação

A terceira melhor fabricante de carros na lista é a BMW, na 12ª posição do "top 100". A Tesla vem na sequência, em 14ª. Depois, a Honda aparece na 25ª colocação, a Hyundai é a 35ª, Audi e Volkswagen ocupam o 46º e 47º lugares, respectivamente. E, por fim, a Ford é a 52ª no ranking, e a Porsche fecha o "top 10" das marcas automotivas, como 58ª colocada.

Com o resultado, Toyota e Mercedes-Benz continuam a ser as únicas marcas de carros entre as dez mais valiosas do mundo.

As 10 marcas de carros mais valiosas

1º) Toyota - US$ 54,108
2º) Mercedes-Benz - US$ 50,866
3º) BMW - US$ 41,631
4º) Tesla - US$ 36,270
5º) Honda - US$ 21,315
6º) Hyundai - US$ 15,168
7º) Audi - US$ 13,474
8º) Volkswagen - US$ 13,423
9º) Ford - 12,861
10º) Porsche - 11,739

*Valores estimados em milhões de dólares dos EUA



Indicador

O Best Global Brands classifica, portanto, as 100 marcas mais valiosas do mundo. O ranking é realizado pela Interbrand, consultoria fundada em 1974 e com sede em Nova Iorque. O índice é levantado anualmente desde 1999 e, hoje, é reconhecido como um dos principais indicadores do valor de mercado de companhias globais.

Os critérios para o ranking incluem o desempenho financeiro dos produtos e serviços, o papel no processo de tomada de decisão de compra, bem como a estabilidade na garantia de retorno futuro. Nesse sentido, a Tesla despontou nos últimos anos porque lidera o processo de eletrificação, enquanto as marcas tradicionais dependem dos carros a combustão.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se