Com o anúncio do retorno do imposto de importação para carros elétricos e híbridos a partir de 1o de janeiro de 2024, muitos consumidores correram para as lojas em busca de seu modelo eletrificado antes da virada do ano. Dessa forma, a antecipação da compra foi um dos principais motivos que fizeram o segmento de veículos importados crescer 110% em 2023.
De acordo com a Abeifa, a associação que reúne as importadoras, apenas em dezembro – mês seguinte ao anúncio – foram 8.349 emplacamentos das marcas que fazem parte de seu quadro. Isso representa um crescimento de 281,2% sobre dezembro de 2022, com 2.190 carros licenciados.
Mercado total de importados em 2023
No acumulado do último ano, foram 43.428 emplacamentos, um aumento de 110,2% se comparado ao mesmo período de 2022. De acordo com João Henrique Garbin de Oliveira, presidente da Abeifa, “os dados de desempenho de vendas de nossas associadas nos mostram a imediata reação dos consumidores brasileiros ao antecipar as compras de veículos híbridos e elétricos”.
Apesar de nem todos os veículos das associadas serem eletrificados, hoje a maior parte desse volume de vendas vem dos carros da categoria. Com isso, a participação das marcas que fazem parte da Abeifa em dezembro foi de 3,5% do mercado total de automóveis e comerciais leves. No acumulado do ano, esse número é de 2%.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!