Você está lendo...
Versão T5 do Volvo XC60 é ?na medida?
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Avaliação

Versão T5 do Volvo XC60 é ?na medida?

Modelo mais vendido da Volvo no Brasil, o XC60 passa a contar com a versão T5 ? antes havia apenas a T6 no País. A novidade é oferecida nas opções de acabamento Comfort, com preço sugerido de R$ 119.900, e Dynamic, como a avaliada

19 de out, 2011 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Versão T5 do Volvo XC60 é ?na medida?

LUÍS FELIPE FIGUEIREDO

Modelo mais vendido da Volvo no Brasil, o XC60 passa a contar com a versão T5 – antes havia apenas a T6 no País. A novidade é oferecida nas opções de acabamento Comfort, com preço sugerido de R$ 119.900, e Dynamic, como a avaliada, por R$ 136.900. Os valores são com IPI “antigo”. A nova tabela da marca sueca deve ser divulgada na próxima semana.

Enquanto a versão T6, vendida aqui desde 2009, traz o motor seis-em-linha 3.0 de 304 cv, o XC60 T5 tem o quatro-cilindros 2.0, com turbo e injeção direta de gasolina, potência de 240 cv e bom torque de 32,6 mkgf a apenas 1.500 rpm. Esse propulsor é produzido pela Ford, faz parte da linha Ecoboost e também está no Land Rover Evoque.

Publicidade


A força é suficiente para lidar bem com os 1.713 kg do carro. São cerca de 200 kg a menos do que a versão T6. Isso se deve ao alívio proporcionado pelo uso de tração apenas na dianteira (na de topo, é integral), entre outras alterações. O câmbio é automático de seis marchas.

A falta de tração nas rodas traseiras não faz do XC60 T5 menos agradável de dirigir. Nas situações cotidianas ele transmite segurança e é estável. Apenas em acelerações mais intensas as rodas da frente podem patinar um pouco. Essa reação é contida pelo controle de tração.

O XC60 T5 também traz de série controle de estabilidade, freios ABS, seis air bags e City Safety, um sistema capaz de frear ou até parar o carro em uso urbano se houver risco de colisão.


O conforto a bordo é garantido pelos bancos, acabamento primoroso – em que o destaque é o console central -, bom sistema de som e pela facilidade de operar todas as funções de tecnologia. Tudo tem operação intuitiva e fácil de mexer.

A versão Dynamic justifica os R$ 17 mil a mais na tabela com teto solar, ajuste elétrico para o banco do motorista (manual na Comfort) e sensor de estacionamento traseiro, entre outros.

A direção com assistência hidráulica é pesada e precisa. Assim como o T6, o XC60 T5 tem comportamento de sedã. Por isso, é um dos poucos carros que podem agradar quem não é fã de utilitários-esportivos e jipes.


Deixe sua opinião