A Volkswagen acaba de lançar a linha 2023 do Virtus no Brasil. O sedã está disponível em cinco versões, sendo duas inéditas e posicionadas nos extremos da tabela. A Exclusive é nova e substitui a GTS, mas herda dela o motor 1.4 turbo de 150 cv de potência. Porém, em vez do apelo esportivo, aposta no acabamento mais, digamos, refinado, por R$ 144.990. A grande novidade é a 170 TSI, que vem de série com câmbio manual de cinco velocidades e o 1.0 turbo de até 116 cv, por R$ 103.990.
Ou seja, são os mesmos motor e preço do Polo Comfortline TSI. Porém, o hatch tem câmbio automático de seis marchas. Essa transmissão é oferecida como opcional na versão de entrada do sedã. Nesse caso, o preço sugerido parte de R$ 112.990.
Além disso, o Virtus recebeu retoques no visual e novos equipamentos. Segundo a VW, o capô foi redesenhado. Agora, todas as versões têm faróis iguais aos do Nivus, com luzes de LEDs. Com isso, o comprimento do sedã cresceu 7,9 cm. Porém, o espaço para ocupantes e bagagens não mudou.
Ou seja, o Virtus 2023 mantém os 2,65 metros de distância entre os eixos. Bem como o porta-malas com ótimos 521 litros de capacidade. Aliás, na parte traseira a novidade se resume ao redesenho da parte interna das lanternas escurecidas, que também têm luzes de LEDs.
Versão inédita de entrada
A cabine recebeu pequenos retoques. Na versão 170 TSI com câmbio manual, como a avaliada pelo Jornal do Carro, fica claro o esforço do time da VW para manter o preço atrativo. Assim, em vez de imitação de couro, os banco são revestidos de tecido. Além disso, o volante manteve o desenho antigo.
Entretanto, há modernidades como carregador de celular por indução e duas portas do tipo USB-C. Porém, esqueça os faróis de neblina e as saídas de ar condicionado para quem viaja no banco de trás. No mesmo sentido, as rodas de liga leve são menores, de 15 polegadas.
Na configuração básica, com a caixa manual, há sistemas como alerta de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa e limitador de velocidade. Só há novos recursos a partir da versão com câmbio automático. É o caso, por exemplo, do controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) e da frenagem autônoma de emergência.
Impressões
Na versão 170 TSI, o motor 1.0 turbo de três cilindros gera 16,5 mkgf de torque a partir das 1.750 rpm. Em outras palavras, a força máxima é entregue em rotação relativamente baixa. Embora o Virtus não ofereça respostas esportivas, também não decepciona. Colabora com isso o câmbio de cinco marchas, com engates fáceis e rápidos. Aliás, essa é uma característica das transmissões da VW. As suspensões foram recalibradas e priorizam o conforto.
Assim, nessa faixa de preço o Virtus 170 TSI 2023 pode ser uma boa opção para quem procura um carro com apelo familiar. Ou seja, que ofereça amplo espaço interno, tenha respostas e consumo adequados. Segundo o Inmetro, na cidade o sedã pode rodar até 13,5 km com um litro de gasolina e 9,2 km com a mesma quantidade de etanol. Na estrada, os números são de, respectivamente, 15,9 km/l e 11,3 km/l
Outras configurações
Para as configurações intermediárias, Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI, só há câmbio automático de seis marchas e o motor 1.0 turbo gera até 128 cv e 20,4 mkgf, com etanol. Segundo a VW, todas essas versões já estão chegando às concessionárias. Porém, a marca não informou quando a Exclusive 250 TSI começa a ser vendida. O que se sabe é que isso deve ocorrer ainda no primeiro semestre.
Veja os preços do Virtus 2023:
- 170 TSI MT: R$ 103.990
- 170 TSI AT: R$ 112.990
- Comfortline 200 TSI AT: R$ 121.990
- Highline 200 TSI AT: R$ 130.030
- Exclusive 250 TSI AT: R$ 144.990