Feito para dar pistas de como serão os futuros elétricos da marca, O Volkswagen ID X Performance é o VW de rua mais potente já feito pela marca. Com quase o dobro da cavalaria dos modelos elétricos vendidos pela montadora, o modelo exemplifica as intenções da empresa em manter esportivos elétricos, algo já demonstrado pelo ID GTI, por exemplo.
Curiosamente, o modelo usa o mesmo símbolo “X” presente na versão esportiva do VW ID.3, que significa tração integral. Segundo o chefe de tecnologia da plataforma da Volkswagen, Andreas Reckewerth, “A plataforma MEB oferece muitas possibilidades fantásticas para abordar o desenvolvimento de veículos com muita criatividade. Ficou claro para nós que queríamos basear o nosso novo show car no ID 7 e que nos concentraríamos em melhorar o desempenho. Desta forma podemos mostrar o que é possível.”
Entretanto, a VW não revelou o quanto o ID X revela sobre o novo ID 7 GTX, que já está confirmado. Porém, segundo a revista britânica Autocar, o modelo deve emparelhar o motor traseiro de 285 cv e 55,5 mkgf de torque com o motor dianteiro do ID 4 GTX, com 108 cv. Assim, criando uma potência combinada de 395 cv de potência. É possível também que o “ID 7 R” seja influenciado diretamente pelo conceito, por exemplo.
O modelo conceito se diferencia do ID 7 comum por ter um para-choques dianteiro e traseiro redesenhados com um splitter e difusor feitos de fibra de carbono. Além disso, suspensão 60 mm mais baixa e rodas de liga com 20 polegadas completam o visual, além dos vidros escurecidos e pintura fosca.
Volkswagen ID X Performance tem potência combinada de 565 cv
No ID X, a cavalaria vem de dois motores, um em cada eixo, com potência combinada de 565 cv. Os números impressionam, sendo 22 cv mais potente que o BMW i4 M50, por exemplo. Além disso, o ID X Performance tem uma função “boost”, que eleva a potência do modelo momentaneamente. Números de desempenho não foram revelados pela marca, mas não se duvida da capacidade do modelo de atingir os 100 km/h abaixo dos 4 segundos. Tal número acabaria destronando o Tesla Model 3 Performance como o mais rápido da categoria, por exemplo.
Internamente, o tratamento esportivo também se reflete nos materiais, com costuras vermelhas nos bancos e volante, bem com também detalhes no painel. Bancos concha e revestimento em Alcantara no teto também estão presentes. O modelo também apresenta a nova central multimídia da marca, com tela de 15 polegadas.
Por fim, em matéria de alcance, espera-se que o modelo chegue menos longe do que o irmão ID 7, e seus 700 km de autonomia, se utilizar a mesma bateria de 86 kWh. Ainda assim, a Volkswagen afirma que o modelo terá carregamento capaz de suportar na capacidade de 200 kW, no entanto.
O Jornal do Carro também está no Instagram!