A Volkswagen quer realmente se tornar referência em carros elétricos. É por isso que a empresa está desenvolvimento um elétrico compacto para venda em massa. Sem cair no clichê de chamar o novo carro de “Fusca elétrico” pela ideia de ser acessível e produzido em larga escala, a VW quer posicioná-lo abaixo do ID.3, que é o equivalente a um Golf em dimensões. As informações são da Reuters.
Ele é chamado internamente de “Small BEV (Battery Electric Vehicle)”, ou “Veículo Elétrico a Bateria Pequeno” em tradução literal. As dimensões serão equivalentes a um Volkswagen Polo. Isso representa, usando as medidas atuais, a 4 metros de comprimento, 2,56 m de entre-eixos, 1,75 m de largura e 1,46 m de altura.
Em termos de valores, o Small BEV deve custar na Europa algo entre 20 mil e 25 mil euros. Na conversão atual, sem impostos, um valor entre R$ 129 mil e R$ 160 mil. Para o Brasil é um valor exorbitante, mas na Europa isso o coloca abaixo do ID.3; que hoje é o menor e mais barato VW elétrico.
À Reuters, a Volkswagen não ofereceu maiores detalhes sobre a produção, data de lançamento ou questões de design sobre o novo produto elétrico da companhia.
Vale lembrar aqui que a Tesla, principal rival da VW no segmento, anunciou em setembro que projeta um modelo equivalente, tanto em dimensões quanto em valores.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seNovas restrições vão acelerar a eletrificação
As regras da União Europeia para emissões de poluentes devem acelerar ainda mais a eletrificação dos carros. Isso significa não só veículos elétricos, mas também os híbridos, que já geram menos poluentes e economizam combustível. A meta inicial era de 40% de eletrificados para 2030, mas deve subir para 60% com novas restrições, segundo a VW.
No inicio de novembro, a Volkswagen divulgou um investimento em tecnologias digitais e de veículos elétricos. O montante é de 73 bilhões de euros – R$ 470 bilhões. Esse dinheiro é uma aplicado ao longo dos próximos cinco anos; dos quais 35 bilhões (R$ 225 bi) vão para mobilidade elétrica.