José Antonio Leme

29/11/2020 - 3 minutos de leitura. Atualizado: 27/11/2020 | 18:55

99 e BYD criam carro elétrico projetado para motoristas de aplicativo

Carro elétrico D1 foi desenvolvido pela Didi Chuxing, dona da 99, e a BYD com tecnologias semiautônomas para uso em aplicativos de transporte

byd d1
BYD D1 foi criado em parceria com a Didi, dona da 99 Crédito: Didi Chuxing
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Já pensou em um carro projetado para o uso de motoristas de aplicativo? Foi exatamente isso que a Didi Chuxing, dona da 99 no Brasil, e a montadora BYD criaram. O D1 é o primeiro carro criado com base nas necessidades do mercado de transporte por aplicativos.

Para criar o BYD D1, a Didi usou a base de dados de mais de 550 milhões de passageiros e 31 milhões de motoristas cadastrados. Com os feedbacks das plataformas do grupo, tanto de motoristas quanto de passageiros usou para dar o norte a BYD.

byd
Didi Chuxing

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Com dimensões de um carro compacto, o BYD D1 chega oficialmente em dezembro. Ele vai entrar em funcionamento em um programa piloto da companhia na cidade de Hunan, na China. Após isso vai integrar a frota de outras cidades para atender mais passageiros e aplicativos.

Ele tem sistema de direção semiautônoma com frenagem de emergência, alerta de saída de faixa e de colisão com detecção de pedestres. Além disso, a própria Didi criou um sistema de monitoramento. Ele monitora o motorista com alertas de segurança, há uma inteligência artificial que analiza voz e vídeo e tem reconhecimento facial.

Didi Chuxing

A central no meio do painel é responsável por todas as funções do carro. Ela faz a verificação do motorista, embarque, desembarque, pagamento e atendimento ao cliente. Ele também tem duas telas sensíveis ao toque no encosto dos bancos dianteiros, entradas USB e porta traseira corrediça, para facilitar o acesso.

Motor elétrico e visual de VW ID.3

O motor elétrico do BYD D1 entre o equivalente a 136 cv. Uma bateria de íons de lítio alimenta o D1 e, segundo a BYD, proporciona 418 km de autonomia com uma carga. Em termos de visual não é preciso muito esforço para ver que o D1 é bem “semelhante” ao VW ID.3, hatch elétrico da marca alemã.

Didi Chuxing


Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais