Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

08/04/2022 - 5 minutos de leitura.

Volkswagen desiste dos carros populares e vai focar em modelos premium

Buscando ampliar margens de lucro, grupo Volkswagen vai reduzir 60% da produção de modelos a combustão na Europa nos próximos 8 anos

Volkswagen confirma novos planos com 15 lançamentos para o Brasil e demais países da América do Sul até 2025 Crédito: Volkswagen/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Com expressiva participação no mercado global, a Volkswagen é pioneira em muitos aspectos da indústria. No Brasil, por exemplo, onde completou 69 anos de produção, a marca foi a primeira a oferecer motores flex. No entanto, agora, a alemã, conhecida por fazer carros populares, vai reduzir modelos a combustão para focar nos veículos premium.

A informação foi confirmada nesta semana pelo diretor financeiro da VW, Arno Antlitz. De acordo com ele, a meta é reduzir a linha de carros a gasolina e a diesel – parte de cerca de 100 modelos de várias marcas do grupo – em 60% até o final desta década. Isso na Europa. ”O objetivo principal não é o crescimento. Estamos (mais focados) em qualidade e margens, e não em volume e participação de mercado”, confirmou o executivo ao Financial Times.

O jornal ainda afirmou que a nova estratégia evidencia uma mudança significativa na indústria automobilística. Afinal, o setor tenta se superar a cada ano nos emplacamentos, mas passou por certas dificuldades, principalmente, em relação a escassez global de chips por causa da pandemia da Covid-19.

Continua depois do anúncio

Divulgação/Volkswagen

Presença no mercado

Em busca de uma expansão, a Volkswagen tinha como objetivo se tornar a maior vendedora de veículos do mundo até 2018, vencendo outras marcas como a Toyota e a GM. Para isso, o grupo manteve uma presença forte em mercados como nas Américas do Norte e do Sul, com diversos lançamentos. Em seguida, a falta de semicondutores forçou as marcas a interromperem a produção, mesmo com o aumento da demanda.


Leia Mais


Nesse meio de tempo, montadoras como Mercedes-Benz e BMW dobraram seus lucros em 2021 pelo aumento de preço dos carros, apesar de venderem em menor quantidade. E esse foi um plano parecido com o da VW, que priorizou os carros mais caros das marcas Audi e Porsche – que fazem parte do grupo – e registrou mais de 20 milhões de euros no período. Ainda segundo a reportagem, os executivos das três marcas enfatizaram que essa tendência continuará mesmo depois que os problemas dos suprimentos sejam resolvidos.


E os elétricos?

Volkswagen/Divulgação

No total, o site inglês afirma que o investimento da Volkswagen em veículos elétricos já circula em torno de 52 bilhões de euros. Ou seja, um dos maiores até o momento. Grande parte do valor foi aplicado nas fábricas de Zwickau e Emden, na Alemanha, onde as linhas de produção se voltaram para os carros elétricos. “Não estamos aumentando a capacidade, mas retrabalhamos fábrica por fábrica”, disse o CFO do grupo alemão.  

Em contrapartida, o Arno Antlitz afirmou que apostar na gama elétrica pode ser muito lucrativo. No entanto, há preocupação por conta do alto custo de matérias-primas das baterias. “Esperamos que a guerra [na Ucrânia] termine em breve e, em seguida, os preços das matérias-primas recuem um pouco mais”, torce o executivo. Por fim, ele afirmou que a nova tecnologia de bateria vai reduzir os preços a longo prazo.


*Com informações do Financial Times.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Ferrari 12Cilindri é novo supercarro da marca com motor V12

Lançamentos

Novos Mercedes-Benz EQA e EQB chegam ao Brasil; veja os preços

Mercado

Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos e Toyota Corolla: os 10 sedãs mais vendidos de abril

Notícias

Toyota Starlet pode retornar como novo esportivo da Gazoo Racing

OFERTAS 0KM
Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

VER TODAS AS OFERTAS