A Volkswagen poderá usar fábricas da Ford para produzir seus carros nos Estados Unidos. O anúncio foi feito pelo CEO da marca alemã, Herbert Diess, após uma reunião na Casa Branca com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
As duas marcas já trabalhavam em uma possível união. Agora, a aliança parece tomar forma mais definida.
VÍDEO DA SEMANA: TUDO SOBRE O PRIMEIRO CARRO HÍBRIDO BRASILEIRO
A Ford ainda não revelou detalhes sobre como será impactada pelas colaborações com a Volkswagen. A aposta é que a empresa norte-americana ceda parte de sua capacidade produtiva ociosa para a alemã.
Além das fábricas da Ford, a Volkswagen pode comprar plantas que a Chevrolet vai desativar nos Estados Unidos. Essa alternativa, no entanto, geraria conflitos com a Ford.
Volkswagen já produz nos EUA
A Volkswagen já tem uma fábrica em Chattanooga, no Tennessee. A empresa alemã pode também construir uma nova unidade ou utilizar alguma das opções disponíveis de Ford e Chevrolet. Em todo caso, a união com a Ford será por aliança, sem envolvimento acionário.
Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
Diess revelou que a contrapartida para a Ford será o fortalecimento da presença da marca na Europa. As duas empresas vão compartilhar plataformas, embora os produtos de cada uma continuem a ter características, como desenho e acabamento, bem diferentes.
Chevrolet na mira
Outras montadoras também teriam interesse nas fábricas que a GM pretende desativar. A informação foi divulgada pleo analista de capital do grupo canadense de investimentos RBC, Joseph Spak, em entrevista ao portal Autoblog. Sem dar detalhes sobre quais seriam essas companhias, Spak limitou-se a revela que um delas é europeia e a outra, asiática.
Trata-se de um alento para a GM, que chegou a ser ameaçada por Donald Trump. O presidente dos EUA teme pela repercussão negativa que a dispensa de funcionários deve causar à Casa Branca .
Confira (aqui e abaixo) quais foram os carros mais vendidos em novembro
20º FORD KA SEDAN - 3.695 UNIDADES
FORD/DIVULGAÇÃO
19º JEEP RENEGADE - 3.845 UNIDADES
CRÉDITO: FELIPE RAU/ESTADÃO
18º FIAT TORO - 3.922 UNIDADES
FIAT/DIVULGAÇÃO
17º VOLKSWAGEN VIRTUS - 3.955 UNIDADES
VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO
16º NISSAN KICKS - 4.040 UNIDADES
NISSAN/DIVULGAÇÃO
15º CHEVROLET SPIN - 4.179 UNIDADES
CHEVROLET/DIVULGAÇÃO
14º FIAT MOBI - 4.258 UNIDADES
FIAT/DIVULGAÇÃO
13º JEEP COMPASS - 5.008 UNIDADES
JEEP/DIVULGAÇÃO
12º TOYOTA COROLLA - 5.023 UNIDADES
TOYOTA/DIVULGAÇÃO
11º RENAULT SANDERO - 5.110 UNIDADES
RENAULT/DIVULGAÇÃO
10º FIAT STRADA - 5.158 UNIDADES
FIAT/DIVULGAÇÃO
9º HYUNDAI CRETA - 5.171 UNIDADES
CRÉDITO: FELIPE RAU/ESTADÃO
8º VOLKSWAGEN POLO - 5.644 UNIDADES
VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO
7º FIAT ARGO - 6.078 UNIDADES
FIAT/DIVULGAÇÃO
6º RENAULT KWID - 7.092 UNIDADES
RENAULT/DIVULGAÇÃO
5º CHEVROLET PRISMA - 7.598 UNIDADES
CHEVROLET/DIVULGAÇÃO
4º HYUNDAI HB20 - 8.395 UNIDADES
HYUNDAI/DIVULGAÇÃO
3º FORD KA - 8.834 UNIDADES
FORD/DIVULGAÇÃO
2º VOLKSWAGEN GOL - 8.836 UNIDADES
VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO
1º CHEVROLET ONIX - 22.277 UNIDADES
CHEVROLET/DIVULGAÇÃO