João Del Arco, Especial para o Jornal do Carro

11/12/2022 - 4 minutos de leitura.

VW ID. Buzz, a ‘Kombi elétrica’, tira nota máxima em teste de colisão

Avaliada pelo Euro NCAP, van elétrica Volkswagen ID.Buzz tira 5 estrelas; nova geração das picapes Ranger e Amarok também gabaritaram teste

Volkswagen ID. Buzz é aprovado com excelência em testes de colisão Crédito: Euro NCAP/divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O Euro NCAP divulgou os últimos resultados relativos aos testes feitos em 2022. A instituição independente que avalia o nível de segurança dos carros à venda na Europa deu nota máxima à “Kombi elétrica“. O ID. Buzz, furgão da nova família de elétricos da Volkswagen, recebeu notas excelentes na proteção de passageiros adultos (92%) e infantis (87%).

Contudo, o resultado chama atenção pelo fato de veículos comerciais leves não irem tão bem nos testes como os automóveis. Embora a comparação seja inevitável entre a velha Kombi e a nova ID. Buzz em relação ao formato da carroceria e proposta de uso semelhantes, é inegável o avanço que os 70 anos de diferença entre os projetos são capazes de proporcionar.

Euro NCAP/divulgação
Continua depois do anúncio

Enquanto a Kombi sucumbiu à legislação no Brasil por não ser capaz de oferecer freios ABS e, principalmente, airbags frontais, o novo modelo oferece diferentes itens de auxílio à condução. Por isso mesmo, sua pontuação em equipamentos de segurança ficou em 90%. O único “pênalti” do ID. Buzz foi a proteção relativa a pedestres. Apesar dos 60% de pontuação neste quesito, o modelo foi aprovado com méritos e alcançou a avaliação máxima do instituto.


Leia Mais


Novas Amarok e Ranger vão bem

Embora algumas unidades do ID. Buzz estejam no Brasil para ações da VW em eventos de mobilidade urbana e veículos elétricos, a sua vinda é incerta. Ou seja, situação bem diferente à da nova Ford Ranger, cujos testes de rodagem no Brasil já começaram. Com estreia programada para 2023, a Ranger também recebeu a pontuação máxima do Euro NCAP.

Euro NCAP/divulgação

Para os ocupantes, as notas foram 84% para adultos e 90% para crianças. Já a proteção dos pedestres atingiu 74% de 100%. Em relação aos equipamentos de assistência à condução, o ID.Buzz obteve pontuação de 84%. Estas foram as mesmas notas obtidas pela nova VW Amarok. Ambas compartilham plataforma e equipamentos, mas, enquanto a picape da Ford está prestes a estrear no Brasil, com produção na Argentina, a nova geração da picape média da Volkswagen não deve chegar por aqui tão cedo – deve vir somente depois de 2025.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Novo motor V16 da Bugatti poderá chegar a 1.800 cv de potência

Avaliação

Kardian é o melhor carro naciona da Renault nos últimos anos

Notícias

VW Tarok: flagra mostra mula da picape como sedã Virtus

Lançamentos

Novos Audi A4 e A5 Quattro desembarcam no Brasil; veja os preços

OFERTAS 0KM
R$ 144.990,00 Taxa 0,98 com 60% de entrada em 24x

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive

R$ 139.990,00

Caoa Chery Arrizo 6 PRO Hybrid

De R$ 140.090 Por R$ 125.990 na troca do seu usado

Hyundai Creta New Generation Comfort Plus

De R$ 82.890,00 por R$ 69.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20 Sense

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

R$ 115.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Sport 24/25

VER TODAS AS OFERTAS