Parece que a Volkswagen abandonou o plano de batizar seus carros elétricos com siglas seguidas de números. Depois de confirmar o lançamento de uma nova geração a baterias do medalhão Golf, que é historicamente o carro mais vendido da marca alemã na Europa, a VW pode fazer o mesmo com o Polo. Ou seja, o futuro hatch compacto elétrico de entrada da montadora poderá se chamar ID.Polo em vez de ID.2, como estava previsto.
Com a chegada das novas normas de emissões de poluentes estabelecidas pelo Euro 7 e a inevitável eletrificação da frota de carros no Velho Continente, a Volkswagen se vê obrigada a matar o Polo atual. Porém, a ideia agora é transformá-lo em elétrico. Isso indica que a VW deve mesmo resgatar os nomes de seus modelos mais tradicionais.
Por exemplo, o sedã elétrico ID.7 pode resgatar o nome Passat. Além disso, o Tiguan será o SUV elétrico acima do atual ID.4. Tem ainda o Golf elétrico e, por fim, o Polo, que nasceu na Alemanha ainda na década de 1970. No Brasil, o hatch compacto ganhou produção nacional 2002 e também vai continuar vivo mesmo na “era da eletrificação”.
Modelo de entrada
Com lançamento previsto para 2025, o Volkswagen ID.Polo deve ter uma distância entre-eixos reduzida em comparação com o ID.3. Ademais, nada se sabe. A imprensa internacional aponta que informações oficiais da VW surgirão a partir do mês que vem (março). Especulações apontam que, ao contrário do ID.3, o novo hatch compacto elétrico terá plugue de recarga na dianteira – afinal, o modelo terá motor elétrico frontal.
Ainda é cedo para falar em números de desempenho. Entretanto, a Volks deve basear o ID.Polo na evolução de sua plataforma modular elétrica MEB+. Ou seja, o hatch aceitará recarrega em eletropostos ultrarrápidos de alta potência. Em relação ao preço, o plano é que o elétrico de entrada custe cerca de € 20 mil (R$ 110 mil na conversão direta).