Enquanto está com parte da sua linha de produção paralisada por causa da falta de semicondutores, a Volkswagen reajustou novamente o valor de seus SUVs compactos. Ainda mais próximo dos R$ 100 mil, o crossover Nivus agora parte de R$ 97.580. Enquanto isso, o T-Cross Highline tem uma diferença de somente R$ 6.600 em relação à versão de entrada do Jeep Compass, que é rival do recém-lançado SUV médio Taos.
Além da dupla de utilitários compactos, a montadora também reajustou os preços de Gol, Fox, Saveiro e Voyage. Prestes a sair de linha, o Fox supera a barreira dos R$ 60 mil. Já o Gol, tradicional carro de entrada da marca, ainda que o carro-chefe da Volkswagen custa a partir de R$ 61.160.
Prestes a completar um ano no mercado brasileiro, o Nivus Comfortline está R$ 11.590 mais caro do que quando estreou. Assim, de R$ 85.890, agora custa R$ 97.580. Já a versão Highline subiu, desde o lançamento, R$ 13.530. Ou seja, de R$ 98.290, seu preço atual é de R$ 111.820.
Durante os aumentos de preço quase que mensais, o T-Cross superou a barreira simbólica dos R$ 100 mil. Dessa forma, o modelo não sai por menos de R$ 104.190 na versão com câmbio manual. Quem optar pela transmissão automática, gastará a partir de R$ 112.790.
Conforme o último encarecimento, o SUV compacto ficou até R$ 2.140 mais caro, com destaque para a versão de topo Highline 1.4, que custa R$ 136.890. Ou seja, uma diferença de apenas R$ 6.600 em relação aos R$ 143.490 oferecidos pelo Jeep Compass Sport.
Sem linha 2022, Fox está mais caro
Ainda à espera da linha 2022 que, cá entre nós, não deve chegar, o Fox ficou até R$ 3.570 mais caro. O hatch, que está próximo da aposentadoria, oferece duas versões, cujos preços estão acima dos R$ 60 mil. Destaque para a básica Connect 1.6 que, de R$ 58.770, subiu para R$ 63.340.
Outro modelo afetado pela paralisação da linha de produção, o preço do Gol ficou até R$ 5.360 mais salgado desde que o hatch ganhou a linha 2022, no início de março. No posto de carro de entrada da marca, a configuração 1.0 MPI sai por R$ 62.340, ante aos R$ 57.030 anteriores.
Sua versão automática, entretanto, chega aos R$ 75.290 e pode atingir os R$ 83.620 com opcionais.
Voyage a partir de R$ 70 mil
No caso do sedã compacto, a faixa de preço é ainda mais alta. Desde que trocou de ano/modelo, o Voyage encareceu até R$ 5.860 e tem preço inicial de R$ 72.400. Contudo, o cliente poderá pagar até R$ 90.580 caso opte por adicionar opcionais.
Ainda que desatualizada frente à Strada, a Saveiro fica mais cara do que a rival. A picape compacta tem preços que vão dos R$ 65.590 a R$ 102.890, enquanto a Strada inicia nos R$ 74.790 e custa até R$ 89.990. Por sua vez, o preço da picape VW subiu até R$ 1.640 no último reajuste.
Veja os novos preços do Fox, Gol, Voyage, Saveiro, Nivus e T-Cross:
Fox
- Connect 1.6 MSI — R$ 62.340 (antes custava R$ 58.770)
- Xtreme 1.6 MSI — R$ 67.990 (antes custava R$ 64.830)
Gol
- 1.0 MPI MT — R$ 61.160 (antes custava R$ 57.030)
- 1.6 8V MT — R$ 67.990 (antes custava R$ 63.940)
- 1.6 16V AT — R$ 75.290 (ante custava R$ 69.930)
Voyage
- 1.0 MPI MT — R$ 72.400 (antes custava R$ 67.600)
- 1.6 8V MT — R$ 75.590 (antes custava R$ 71.090)
- 1.6 16V AT — R$ 82.350 (antes custava R$ 76.490)
Saveiro
- Robust CS 1.6 MSI MT — R$ 65.590 (antes custava R$ 63.950)
- Robust CD 1.6 MSI MT — R$ 80.790 (antes custava R$ 79.550)
- Trendline CS 1.6 MSI MT — R$ 78.090 (antes custava R$ 76.890)
- Cross CD 1.6 16V MSI MT — R$ 102.890 (antes custava R$ 101.390)
Nivus
- Comfortline — R$ 97.580 (preço anterior era de R$ 96.160)
- Highline — R$ 111.820 (preço anterior era de R$ 110.160)
T-Cross
- 200 TSI MT — R$ 104.190 (antes custava R$ 102.570)
- 200 TSI AT — R$ 112.790 (antes custava R$ 110.970)
- Comfortline 1.0 TSI AT — R$ 127.390 (antes custava R$ 125.350)
- Highline 1.4 TSI AT — R$ 136.890 (antes custava R$ 134.750)