Você está lendo...
Volkswagen SP2 ganha coleção de NFTs em homenagem aos 50 anos
Notícias

Volkswagen SP2 ganha coleção de NFTs em homenagem aos 50 anos

Esportivo criado pela Volkswagen do Brasil nos anos 1970, SP2 é o tema da coleção de NFTs que celebra cinquentenário do icônico cupê nacional

Redação, Com Hugo Barbosa, especial para o Jornal do Carro

07 de ago, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

NFTs VW SP2
Coleção do icônico Volkswagen SP2 ainda tem cards de NFT disponíveis no site Digital Garage
Crédito:Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen lançou uma nova coleção de cards em NFT (token não fungível) na sua plataforma de colecionáveis digitais, a Digital Garage. Desta vez, a marca alemã faz uma homenagem aos 50 anos do lançamento do clássico esportivo SP2. A coleção chamada de "SP2 Collection" está disponível e oferece 23 itens digitais de ilustrações do carro.

Os cartões disponíveis no site da Volkswagen foram feitos a partir do modelo digital do cupê nacional e remetem à década de 1970, época do lançamento do SP2. Os fãs podem ter acesso a cards de dois estilos: a arte digital 3D, para aqueles que desejam imagens mais realísticas, e outra perspectiva mais expressiva, ligado à "estética pop".

carros antigos
Jornal do Carro/Estadão

Publicidade


Preços

As ilustrações da coleção são divididas em três níveis de raridade: Hero, que são as mais comuns; Premium, que são peças especiais; e, por fim, Legend, que são as mais raras. Os pacotes, por sua vez, são vendidos em duas faixas de preço. O mais completo, chamado de Legend Edition, custa R$ 75 e vem com cinco figurinhas. Já o Hero Edition é mais em conta e tem preço de R$ 50. Nesta opção o comprador recebe três figurinhas.

Tanto no pacote Legend Edition quanto no Hero Edition, o usuário não sabe qual figurinha irá receber. Assim, terá uma nova surpresa a cada compra - como era antigamente. Ao adquirir os pacotes, o usuário passa a ter acesso aos seus cartões pela "Minha Garagem". A plataforma possibilita ainda que outros colecionadores acessem o espaço e vejam a lista de NFTs, incentivando a interação e o engajamento entre os fãs da marca.

NFTs VW SP2
Volkswagen/Divulgação

Além dos cartões da SP2 Collection, os apaixonados pelo carro tiveram a chance de adquirir um vídeo do modelo digital do SP2. O item único ficou disponível plataforma no formato de leilão. Após a Digital Garage firmar parceria com a Rarum, empresa que fornece soluções de blockchain, todas as coleções ficam à venda no próprio site. Na seção "mercado", os usuários conseguem vender seus itens, assim como comprar novos cards avulsos.

Uma breve história do Volkswagen SP2

Lançado em 1972, o SP2 é um ícone da filial brasileira da marca, e, por isso, considerado até hoje um dos modelos mais bonitos da história da fabricante no País. Com o cupê esportivo nacional, a Volkswagen quer atingir um público mais jovem da classe média. O motor de 75 cv fazia com que o esportivo atingisse 100 km/h em apenas 13 segundos.

Entretanto, em 1976, após 10.205 unidades produzidas, o SP2 saiu de linha. Entre os principais motivos para que o modelo parasse de ser feito estavam o alto custo de produção, bem como o desempenho do motor abaixo quando comparado aos concorrentes da época.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião