Diogo de Oliveira

01/11/2021 - 7 minutos de leitura.

Volkswagen Tiguan Allspace sai de linha no Brasil e pode voltar híbrido

Reestilizado em maio no México, Tiguan Allspace retornará ao Brasil em 2022 com novidades no visual e nos equipamentos; mecânica pode mudar

Volkswagen Tiguan R-Line se despede momentaneamente do Brasil e volta reestilizado em 2022 Crédito: Volkswagen/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Disponível desde 2018 no mercado brasileiro, o Tiguan Allspace acaba de sair momentaneamente de linha no País. O SUV médio sumiu do site oficial da Volkswagen, mas vai retornar em 2022 com novidades no visual e nos equipamentos. As mudanças foram apresentadas em maio deste ano, quando o Tiguan foi reestilizado no México, onde é produzido.

A expectativa, agora, fica com a estratégia que a Volkswagen escolherá para o seu SUV mais caro à venda no Brasil. Quando estreou no início de 2018, o Tiguan Allspace era o primeiro SUV da ofensiva da marca alemã. Por isso, chegou com preço competitivo, a partir de R$ 125 mil. Entretanto, o modelo foi reposicionado para a chegada do Taos, lançado em abril deste ano.

Para evitar a disputa interna, a Volkswagen passou a vender o SUV de 7 lugares só na versão topo de linha R-Line. Assim, com preço e R$ 236 mil, o Tiguan Allspace ficou muito acima do Taos em preço e mecânica. Afinal, a configuração usa o motor 2.0 TSI turbo a gasolina com 220 cv, câmbio de dupla embreagem e 7 marchas, e tração integral.

Continua depois do anúncio

Volkswagen/Divulgação

Novo design da marca

Tal como o Polo e o Taos, o Tiguan Allspace ganhou um novo conjunto óptico. Após leve retoque, a grade carrega um fio iluminado que se conecta às luzes diurnas de LEDs dos faróis. Assim, o SUV incorpora a nova assinatura de luzes da marca alemã.

O para-choque também foi remodelado e está mais baixo e moderno. Ele é estreito no centro e se alarga nas extremidades. Em suas laterais, há um elemento cromado no formato da letra C. E parte parte inferior, tem uma nova moldura trapezoidal na cor do veículo que dá um contorno mais aerodinâmico e quebra as linhas quadradas do SUV mexicano.


Por causa da nova dianteira, a Volkswagen diz que precisou esticar um pouco o Tiguan. Dessa forma, o SUV cresceu 22 mm e, agora, tem 4,72 metros de comprimento. No interior, a marca afirma que, ao rebater a segunda e a terceira fileiras de bancos, o volume do bagageiro chega a generosos 1.755 litros, podendo receber objetos grandes.

Na traseira, as mudanças são mais discretas. Antes alocado abaixo da lanterna esquerda, o nome “Tiguan” agora fica estampado no centro da tampa do porta-malas. Já as lanternas mantêm a moldura, mas ganharam novo desenho de luzes.


Volkswagen/Divulgação

Tem Wi-Fi e freia sozinho

Com interior mais sofisticado, o novo Tiguan R-Line traz volante de couro multifuncional com comandos sensíveis ao toque. Além disso, tem ar-condicional digital de três zonas, carregador de smartphone por indução, painel de instrumentos digital com Head-Up display, bancos dianteiros aquecidos com função opcional de massagem e multimídia de 10,25″.

A principal novidade é que essa nova multimídia, chamada de MIB3, tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, bem como acesso à loja de aplicativos VW Play e internet a bordo. Com serviços parecidos com o Fiat Connect Me e o Jeep Adventure Intelligence, o SUV tem Wi-Fi nativo e acesso a uma série de serviços conectados.



Leia Mais


Ao mesmo tempo, o novo Tiguan Allspace traz o pacote IQ.Drive, com recursos avançados de assistência ao motorista. O item reúne alerta de tráfego cruzado, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego, assistente de mudança de faixa, assistente de estacionamento e frenagem automática de emergência com detector de pedestres.

Volkswagen/Divulgação

Tiguan híbrido?

Nos Estados Unidos, o Tiguan Allspace mantém a versão R-Line, que teve o desempenho reduzido. O motor 2.0 TSI turbo a gasolina gera 186 cv de potência máxima, e um torque de 30,5 mkgf. Apenas para comparação, antes eram 220 cv e 35,7 mkgf. O câmbio também muda. Sai o automatizado de dupla embreagem e 7 marchas, e entra um automático de 8 marchas.


Esta deve ser a opção que virá ao Brasil, mas a Volkswagen ainda tem outra carta na manga. Na Alemanha, o Tiguan Allspace tem a versão eHybrid do tipo plug-in, com 130 km de autonomia em modo 100% elétrico e a possibilidade de recarregar em tomadas domésticas. Neste caso, o SUV combina o motor 1.4 TSI turbo a outro elétrico, e entrega 245 cv.

Dessa forma, é possível que o Tiguan seja o primeiro híbrido da marca, tal como foi pioneiro na atual gama de SUVs da Volkswagen.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTAS 0KM
Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

VER TODAS AS OFERTAS