O Salão do Automóvel de Munique, na Alemanha, abre nesta terça-feira (5) ao público com muitas estreias importantes, dentre elas o ID GTI Concept, primeiro modelo elétrico da famosa linha esportiva da Volkswagen. A montadora promoveu um evento fechado para a imprensa antes da abertura do Salão, e o CEO, Thomas Schäfer, declarou que a marca vai produzir carros elétricos no Brasil, mas somente depois de 2026. Segundo o executivo, o foco no Brasil é o híbrido flex.
De acordo com o site Motor1, o executivo afirmou que a hibridização deve durar média de 20 anos. Segundo ele, O Brasil se destaca pela geração de energia limpa, o que não acontece na Europa e Índia, por exemplo. Cabe recordar que a Volkswagen já realizou testes com a tecnologia híbrida leve, mas não ofereceu nenhum produto finalizado no mercado até o momento, o que deve ocorrer em breve – tanto para cá quanto para exportação.
Sobre a produção de veículos elétricos no Brasil, Schäfer – após mencionar a data – explicou que a marca “trabalha na renovação da plataforma de elétricos, a MEB+ (evolução da atual MEB, usada por ID.Buzz e ID.4), bem como componentes, tecnologia de infoentretenimento e baterias”. O executivo, todavia, não deixou claro como acontecerá essa produção nacional.
Modelos e versões também não foram mencionados por Schäfer. Contudo, o CEO confirmou que o ID GTI deverá entrar em vendas no mercado brasileiro quando se tornar um carro de produção. Por enquanto, o único Volkswagen elétrico oferecido no Brasil é o ID.4 (já avaliado pelo Jornal do Carro), mas somente por assinatura.
ID GTI Concept
O primeiro elétrico da linha ID com a sigla esportiva GTI quer manter o legado da linha de esportivos mesmo na era dos carros elétricos. É tanto que o ID GTI Concept aproveita parte do conceito ID.2All a fim de ser uma espécie de versão elétrica do Golf. Dá para notar, por exemplo, pelo formato das colunas C (bem largas). Do lado de dentro, a presença da cor vermelha (assim como na carroceria, para um ar de esportividade) e um painel com ausência quase total de botões e duas grandes telas. Não há informações sobre tamanhos.
A Volks não revelou as dimensões do novato. Entretanto, acredita-se que o hatch elétrico tenha cerca de 4,05 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,60 m. O porta-malas deve ter 490 litros.
Por ora, a Volkswagen também não divulgou dados técnicos e de desempenho. Desse modo, acredita-se que o ID GTI conte com tração dianteira e potência além dos 231 cv entregues pelo ID.2All. A autonomia deve superar os 400 km (ciclo global WLTP).
Siga o Jornal do Carro no Instagram!