Você está lendo...
Volkswagen vai produzir carros elétricos no Brasil, mas só depois de 2026
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Volkswagen vai produzir carros elétricos no Brasil, mas só depois de 2026

CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, declarou que produção de elétricos no Brasil é certa, mas que ainda há espaço para híbrido flex

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

05 de set, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen VW
Volkswagen vai produizir elétricos no País após revelação da plataforma de elétricos MEB+
Crédito:DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

O Salão do Automóvel de Munique, na Alemanha, abre nesta terça-feira (5) ao público com muitas estreias importantes, dentre elas o ID GTI Concept, primeiro modelo elétrico da famosa linha esportiva da Volkswagen. A montadora promoveu um evento fechado para a imprensa antes da abertura do Salão, e o CEO, Thomas Schäfer, declarou que a marca vai produzir carros elétricos no Brasil, mas somente depois de 2026. Segundo o executivo, o foco no Brasil é o híbrido flex.



De acordo com o site Motor1, o executivo afirmou que a hibridização deve durar média de 20 anos. Segundo ele, O Brasil se destaca pela geração de energia limpa, o que não acontece na Europa e Índia, por exemplo. Cabe recordar que a Volkswagen já realizou testes com a tecnologia híbrida leve, mas não ofereceu nenhum produto finalizado no mercado até o momento, o que deve ocorrer em breve – tanto para cá quanto para exportação.

Sobre a produção de veículos elétricos no Brasil, Schäfer – após mencionar a data – explicou que a marca “trabalha na renovação da plataforma de elétricos, a MEB+ (evolução da atual MEB, usada por ID.Buzz e ID.4), bem como componentes, tecnologia de infoentretenimento e baterias”. O executivo, todavia, não deixou claro como acontecerá essa produção nacional.

Publicidade


Volkswagen
VW ID.Buzz (Volkswagen/Divulgação)

Modelos e versões também não foram mencionados por Schäfer. Contudo, o CEO confirmou que o ID GTI deverá entrar em vendas no mercado brasileiro quando se tornar um carro de produção. Por enquanto, o único Volkswagen elétrico oferecido no Brasil é o ID.4 (já avaliado pelo Jornal do Carro), mas somente por assinatura.

ID GTI Concept

O primeiro elétrico da linha ID com a sigla esportiva GTI quer manter o legado da linha de esportivos mesmo na era dos carros elétricos. É tanto que o ID GTI Concept aproveita parte do conceito ID.2All a fim de ser uma espécie de versão elétrica do Golf. Dá para notar, por exemplo, pelo formato das colunas C (bem largas). Do lado de dentro, a presença da cor vermelha (assim como na carroceria, para um ar de esportividade) e um painel com ausência quase total de botões e duas grandes telas. Não há informações sobre tamanhos.


Volkswagen ID GTI elétrico
Thomas Schäfer e o ID GTI Concept (Volkswagen/Divulgação)

A Volks não revelou as dimensões do novato. Entretanto, acredita-se que o hatch elétrico tenha cerca de 4,05 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,60 m. O porta-malas deve ter 490 litros.

Por ora, a Volkswagen também não divulgou dados técnicos e de desempenho. Desse modo, acredita-se que o ID GTI conte com tração dianteira e potência além dos 231 cv entregues pelo ID.2All. A autonomia deve superar os 400 km (ciclo global WLTP).


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião