Após um período de pré-venda, a Audi começa a entregar o novo RS5 Competition Plus aos clientes brasileiros. Para quem gosta de esportivos, a versão preparada para as pistas é um prato cheio. Mas tudo tem o seu preço, e, no caso do RS5, o valor é de R$ 849.990. De acordo com a marca das quatro argolas, o modelo passou por ajustes para ficar ainda mais rápido. Apesar disso, mantém o motor 2.9 V6 biturbo com 450 cv de potência e 61,2 mkgf de torque.
Seja como for, a melhoria reduziu em 1 décimo de segundo a aceleração de 0 a 100 km/h, que agora é feita em 3,8 segundos. Já a velocidade máxima alcança incríveis 290 km/h.
O Jornal do Carro acelerou o modelo no circuito Velopark, no Rio Grande do Sul. O percurso teve três voltas rápidas na pista, além de uma prova de arrancada. Ao volante, o cupê de quatro portas entrega acelerações viscerais e alto desempenho nas frenagens, graças em parte à nova suspensão RS Pro, que permite reduzir manualmente em até 10 mm a altura. Detalhe: o esportivo já é 10 mm mais baixo. Ou seja, é possível reduzir a altura em até 20 mm.
Por ficar mais próximo do chão, o RS5 é bastante preciso e neutro nas manobras. Além disso, conta com novos amortecedores ajustáveis e molas mais rígidas. O conjunto se complementa com a tração integral Quattro da Audi, que deixa o esportivo ainda mais estável em curvas.
Ronco poderoso
O motor V6 do RS5 é acompanhado pelo câmbio automático Tiptronic de 8 marchas, mas com relação de marchas mais curtas. O sistema permite trocas manuais por meio das borboletas no volante, o que realça a esportividade na pista. Tem ainda o novo sistema de escapamento esportivo RS plus, que deixa o som claramente mais encorpado. Contudo, o benefício vai além do som e traz uma redução de 8 kg no peso total. Dessa forma, o RS5 é um ponto fora da curva.
No visual, o esportivo de R$ 850 mil é moderno e imponente, com vincos nas laterais marcantes, bem como grandes escapes pintados de preto fosco. Na dianteira, o destaque é a grade pintada de preto brilhante e o conjunto ótico com faróis de LEDs Matrix escurecidos. As rodas são de 20 polegadas, para entregar maior aderência. E é possível adicionar discos de freios em cerâmica por “apenas” R$ 67 mil. Outro opcional são os pneus Pirelli P0, por R$ 5 mil.
Audi RS5 é para se divertir
O RS5 está disponível em duas configurações, a Competition Plus e a Plus Track. A diferença são os bancos dianteiros. Na primeira, combinam couro Nappa com microfibra Dinâmica, composta de 45% de fibra de garrafas PET recicladas. Já na Plus Track, os assentos são de fibra de carbono no formato concha e contam com laterais mais grossas e ajustes manuais. Não há custo adicional. As portas, assim como o volante, são revestidos de Alcântara.
O desenho da cabine é igualmente moderno e caprichosamente bem acabado. Mas não é só. A lista de equipamentos é robusta e traz o multimídia MMI Touch com tela de 10,1″, sistema de som premium B&O e botão RS Mode no volante. Por fim, vale mencionar o porta-malas de 505 litros, algo raro em esportivos. E a cartela com 8 cores disponíveis.