Você está lendo...
Audi TT completa 25 anos; relembre a história do icônico esportivo alemão
História

Audi TT completa 25 anos; relembre a história do icônico esportivo alemão

Disponível nas carrocerias cupê e conversível, Audi TT completa 25 anos com uma legião de fãs; versão RS deixou de ser fabricada este ano

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

14 de mai, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Modelo completa 25 anos e foi marcante pelo desenho esportivo
Crédito:Audi?Divulgação

Um dos maiores sucessos da Audi completa 25 anos: o TT. Desde o seu lançamento e produção em série em 1998, o pequeno esportivo da marca alemã conquistou uma legião de admiradores, seja pelas linhas compactas ou pelo visual de personalidade. O cupê foi apresentado ao público como conceito em 1995, no Salão de Frankfurt, na Alemanha.

O nome “TT” faz referência ao lendário “Tourist Trophy”, competição que acontecia na Ilha de Man, em que a NSU e a DKW, marcas que juntas formariam a Auto Union e depois a Audi, tiveram vitórias no passado. Também lembra o esportivo NSU TT, da década de 1960. Seja como for, o nome TT se destaca por não utilizar números, algo comum na marca.



Audi TT marcou época pelas linhas fluidas e visual esportivo

Primeira geração do modelo foi um marco para a empresa; Foto: Audi/Divulgação

Publicidade


Feito na Hungria, desde 1998, o TT veio com motores turbo de quatro cilindros com potência de 150 a 225 cv, e uma unidade V6 com 250 cv. Um dos destaques do modelo de primeira geração foi a versão TT quattro Sport, que teve seu motor quatro cilindros aumentado para 240 cv e teve 1.168 unidades entregues.

Além disso, cores exclusivas e opções de interior diferentes eram oferecidas ao comprador, como, por exemplo, o famoso banco em cor caramelo, com costuras que lembram uma luva de beisebol, na versão Roadster.  Entre 1998 e 2006, foram fabricados um total de 178.765 Audi TT Coupés, e 90.733 Audi TT Roadsters, estes entre 1999 e 2006.

Em 2006 chegou a segunda geração do modelo, com o lançamento da conversível no ano seguinte. Agora baseado na plataforma do Audi A3, o modelo contava com amortecedores adaptativos magnéticos, como opcional. Além disso, em 2008, chegava ao mercado a versão mais potente até então: o TTS, com motor 2.0 e 272 cv..


Versão TT RS era a mais esportiva

Versão TT RS era a mais potente, e foi também a derradeira. Foto: Audi/Divulgação

No ano seguinte, as versões ficavam ainda mais esportivas, com a chegada do TT RS. Com motor 5 cilindros 2.5, tinha s340 cv, e 360 cv na versão TT RS Plus. Em 2008 chegava algo inédito: a versão 2.0 TDI quattro, o primeiro esportivo de produção do mundo com motor a diesel.

Em 2014 chegava a terceira geração do TT. Com ela, aprimoramentos técnicos chegaram, como, por exemplo, a estreia do cockpit virtual Audi. Se tratava de um novo painel de instrumentos digital, que substituiu os instrumentos analógicos. Mas o destaque fica, mais uma vez, por conta dos motores.


Inicialmente o modelo topo de linha, o TTS agora tinha 310 cv, e em 2016 chegaria o TT RS, com o 2.5 5 cilindros, e impressionantes 400 cv de potência. Sucesso de público e crítica, o motor ganhou nove vezes consecutivas o prêmio de “Motor Internacional do Ano”, por exemplo. Entretanto, o modelo saiu de linha este ano, após a versão “Final Edition” do TT RS, sem deixar sucessor. 

O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
SEDAN OU SUV? AUDI A3 ou AUDI Q3?

Deixe sua opinião