No fim de agosto, a Volvo anunciou sua primeira minivan. Batizado de EM90, o modelo apareceu em um vídeo que mostra uma verdadeira sala de estar a bordo. O lançamento no mercado mercado chinês é esperado para novembro. Lá, o segmento de minivans é bastante concorrido, com alta demanda. Mas a minivan Volvo EM90 é um produto global e pode chegar inclusive ao Brasil. A apresentação está marcada para o próximo dia 12 de setembro.
Entretanto, já podemos ver como ficará a versão final da Volvo EM90 nestas projeções do site russo Kolesa. No geral, a minivan preservará o estilo visto nos novos carros elétricos da marca sueca, os SUVs EX90 e EX30. Por exemplo, os faróis e para-choque terão LEDs “pixelados”, no formato “Martelo de Thor”. Atrás, as lanternas também terão forma da letra “T”, bem como uma assinatura luminosa. Além disso, o vídeo mostra o logotipo da Volvo iluminado.
Confira o teaser divulgado pela Volvo
Ainda não se sabe ao certo, mas há rumores de que a Volvo EM90 possa ser parecida com a minivan Zeekr 009. Dessa forma, com base nas dimensões da Zeekr 009, podemos esperar um comprimento de 5,21 metros. Bem como, uma largura de 2,02 m e uma altura de 1,86 m, além de uma distância entre-eixos de 3,20 m. Ou seja, vai sobrar espaço a bordo.
O chinês Zeekr 009 é vendido pela Geely, a dona da Volvo. Assim, tudo indica que eles vão simplesmente vender o mesmo produto, mas com o visual da Volvo – um “rebadge”. Por lá, a minivan está disponível nas configurações de bancos 2+2+2 ou 2+2, e tem peso de 2,8 kg. A plataforma é a SEA, mesma base dos Lotus Eletre e Polestar 5.
Volvo EM90 é uma minivan 100% elétrica
O novo modelo contará com dois motores elétricos que irão gerar uma potência de até 534 cv. Assim, espera-se um desempenho forte, com aceleração de zero a 100 km/h em apenas 4,5 segundos. Por fim, a autonomia pode alcançar impressionantes 822 km no ciclo chinês CLTC.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!