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BYD adia início de produção no Brasil em quase um ano; veja cronograma
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BYD adia início de produção no Brasil em quase um ano; veja cronograma

Fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia, será lançada em outubro com a presença do presidente Lula, mas só começará a produzir veículos em 2025

Ana Carolina Bilatto, especial para o Jornal do Carro

04 de set, 2023 · 4 minutos de leitura.

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BYD
BYD será a primeira marca a fabricar carros elétricos no Brasil
Crédito:Divulgação/BYD

A fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia, irá ocupar o local onde a Ford produziu carros por mais de 20 anos no Brasil. Mas a montadora de origem chinesa ainda vai demorar a fabricar seus veículos por lá. Segundo Alexandre Baldy, porta-voz da BYD, isso só deve acontecer no 1º trimestre de 2025. Ou seja, um pouco depois do cronograma inicial, que previa o início das operações no 2º semestre de 2024. O atraso se deve à negociação da compra da fábrica. A informação é do site Autodata.



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BYD vai lançar fábrica em outubro com Lula

A compra da unidade não se deu de forma direta por questões internas na Ford e na BYD. A solução foi o governo do Estado da Bahia adquirir a fábrica e, em seguida, vendê-la. Após a resolução do impasse, os chineses fecharam negócio. E, então, deram início a uma avaliação minuciosa da área construída. A BYD planeja utilizar os prédios da Ford e expandir com novas construções. Entretanto, Baldy sinalizou que há intenção de “mudar todo o layout”.

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A cerimônia de lançamento está agendada para outubro deste ano e contará com a presença do presidente global da BYD, Wang Chuanfu. Bem como com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Além disso, a BYD já está em contato com fornecedores locais, com foco na produção de veículos híbridos e elétricos. Baldy antecipou que algumas empresas já estão prontas para fornecer componentes para modelos híbridos flex.

Sem previsão para o início da produção de veículos

Por fim, quanto à extensão até 2032 dos regimes automotivos do Nordeste e do Centro-Oeste, a BYD ainda aguarda notícias positivas do Senado. O projeto está em análise e não avançou nos últimos dez dias. Mas haverá novidades nos próximos 180 a 240 dias.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.