A nova van da Volvo está pronta. O modelo inédito, que será voltado inicialmente ao mercado chinês, teve sua primeira foto oficial vazada. O responsável pelo vazamento, mais uma vez, foi o Ministério da Indústria e Tecnologia chinês que vez ou outra é responsável por acabar com os mais guardados segredos da indústria automotiva. O modelo de luxo, batizado de EM90, tem lançamento previsto para o dia 12 do mês que vem.
A van, que até o momento havia tido apenas um vídeo teaser divulgado, coloca a Volvo em um novo segmento. Afinal, a fabricante sueca apostará, pela primeira vez, em um modelo do gênero. A ideia consiste em atuar no mercado chinês, que tem grande demanda por esse tipo de veículo, principalmente, para o transporte de turistas. Depois, segue para outros mercados. Vai, desse modo, encarar marcas como Lexus e Mercedes-Benz, por exemplo.
Detalhes da van
Conforme deu para notar no teaser divulgado pela marca em agosto, a van de luxo tem teto solar (são dois, conforme o material prévio). No visual dianteiro, segue a tendência de outros modelos da fabricante, com faróis (iluminados por LEDs) em formato “Martelo de Thor”. Mas a solução pixelada vem do EX30 e do irmão maior EX90. Atrás, as lanternas invadem a área do vidro, como nos SUVs vendidos pela Volvo. O logotipo da marca tem iluminação própria.
De acordo com os documentos vazados, ao contrário do que se esperava, a van tem motor elétrico (posicionado na traseira) com 272 cv. A princípio, acreditava-se na base da Zeekr 009 (bem como a Volvo, pertence à chinesa Geely) que conta com dois propulsores elétricos que somam 544 cv. Autonomia e capacidade da bateria da EM90 não foram informadas.
Por fim, a nova Volvo tem 5,21 metros de comprimento, 2,02 m de largura e 1,87 m de altura. O entre-eixos, de 3,21 m fica responsável por abrigar seis assentos. A configuração, portanto, é 2+2+2.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!