Quando foi apresentado ao mundo, no começo de junho, o Volvo EX30 surpreendeu público e crítica, afinal, a promessa do carro de entrada da marca sueca era custar o mesmo que SUVs compactos e médios com motores a combustão. Dito e feito. O modelo estreou em Nova York, nos Estados Unidos, e já tem pré-venda aberta. O preço começa em US$ 34.950, o equivalente a 166 mil na conversão direta. Mas as entregas começam em meados de 2024.
Assim como na Europa – onde a média era de 36 mil euros (R$ 189,5 mil) para o lançamento -, nos EUA o Volvo EX30 custa o mesmo que SUVs a combustão. Assim, o modelo é um pouco mais caro que a dupla Jeep Compass e Renegade, com preços a partir de US$ 28 mil (R$ 132 mil). E, da mesma forma, fica bem próximo do CR-V híbrido, que virá neste ano ao Brasil e, por lá, tem tabela de US$ 32.950 (R$ 156,6 mil), de acordo com o site local da Honda.
Cabe ressaltar que, para o Brasil, o valor não deve diferir muito. Afinal, na revelação feita há pouco mais de um mês, em Milão (Itália), os executivos deixaram claro ao Jornal do Carro (presente no evento) que querem conquistar até clientes de Jeep. Sobretudo o Compass, que custa entre R$ 176.790 e R$ 343.300 no mercado brasileiro. Ou seja, a meta é ampliar o acesso do consumidor aos modelos do segmento premium e elétricos.
Produção mais barata
Para obter esse resultado, a Volvo reduziu custos com a plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture), da chinesa Geely – detentora da marca. A arquitetura da montadora chinesa tem um processo de produção mais barato, tal como o que fez a Tesla, que criou uma giga prensa e fez até a poderosa Toyota repensar seu modelo de produção de carros.
Como é o EX30?
Com o novo estilo da marca, o Volvo EX30 tem forte inspiração no irmão maior EX90. Destaque para a grade fechada e os faróis Full LEDs com desenho “pixelado” no formato “Martelo de Thor”. Nas laterais, tem os arcos de rodas avantajados, o que, a princípio, confere um ar mais esportivo ao SUV. Já na parte traseira, as lanternas divididas dão o toque final de originalidade. Por dentro, quase tudo se concentra em uma única tela de 12,3″ no centro do painel.
O Volvo EX30 terá dois conjuntos elétricos disponíveis. O mais básico tem motor elétrico traseiro capaz de gerar 276 cv de potência e uma aceleração de zero a 100 km/h em 5,7 segundos. Já a versão de topo tem dois motores elétricos, um em cada eixo, e 422 cv de potência máxima. Nela, a aceleração de zero a 100 km/h leva 3,4 segundos. A autonomia total é de 350 km.