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Depois de desmontar Tesla, Toyota cria giga prensa para carros elétricos
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Depois de desmontar Tesla, Toyota cria giga prensa para carros elétricos

Modelo de produção empregado pela Toyota é inspirado na Tesla, e promete baratear o custo de produção dos elétricos da marca

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

20 de jun, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Giga prensa da Toyota promete baratear custo de produção de elétricos
Crédito:Toyota/Divulgação

No início de 2023, os engenheiros da Toyota desmontaram um carro da Tesla e ficaram chocados com o que encontraram por baixo da carroceria. Pois a marca japonesa foi rápida e lançou uma inédita giga prensa para elétricos que promete baratear os futuros carros a baterias da marca.

O processo tem inspiração no modelo de produção da Tesla, e terá seus primeiros carros tomando as ruas a partir de 2026. Segundo a foto disponibilizada pela montadora japonesa, a giga prensa produzirá a seção traseira dos veículos, mesmo processo de fabricação do Model Y, por exemplo.



Seção traseira produzida pelo modelo atual (à esquerda) e pela giga prensa (à direita); (Toyota/Divulgação)

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Ainda que a Toyota não mencione as diferenças entre a antiga seção traseira e a nova, percebe-se pela foto que a antiga utiliza muitas partes em separado. Na giga prensa, a seção traseira é uma peça única, algo que segundo a empresa reduzirá o custo de produção, bem como o número de pessoas envolvidas.

Em um comunicado, a fabricante afirma que sua nova geração de elétricos será feita de três componentes principais, que formarão uma estrutura modular: as seções da frente, centro (onde ficará a bateria) e traseira. O primeiro veículo beneficiado pela nova estrutura será da Lexus, e deve chegar somente em 2026. O modelo utilizará baterias de íons de lítio de última geração, com autonomia para até 965 km.

Toyota planeja tornar-se líder mundial em baterias

No entanto, a próxima etapa do plano da montadora para se tornar “líder mundial em baterias” tem data para acontecer: entre 2026 e 2027. O plano envolve o desenvolvimento de uma bateria bipolar de fosfato de ferro e lítio, que pode reduzir em até 40% os custos em comparação com o modelo anterior, enquanto que uma bateria bipolar avançada de lítio e ferro, com 10% mais autonomia, está prevista para chegar em 2027 – 2028.


Por fim, o objetivo do plano de eletrificação da montadora ainda é uma bateria avançada de estado sólido, prevista para depois de 2028. Essa nova bateria virá com um alcance de 1.448 km de autonomia, em uma carga.

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