Depois da notícia de que o Volvo EX30 atrasaria suas entregas em todo o mundo, incluindo o Brasil, agora os futuros donos do SUV elétrico terão de lidar com mais uma frustração. O Inmetro divulgou nesta semana a tabela para 2024 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), e a autonomia registrada do modelo apresentou uma diferença de 100 km na versão com um motor e 142 km na configuração com dois em relação ao ciclo WLTP, usado na Europa.
Mas isso tem uma explicação. A medição brasileira é feita rodando com o veículo até o esgotamento total da bateria, enquanto a europeia faz os testes em dinamômetro dentro de um laboratório. Dessa forma, os cálculos do Inmetro fornecem números mais realistas e normalmente diminuem o alcance divulgado pelas montadoras em aproximadamente 30%.
Ou seja, na versão de entrada, com um motor, a autonomia pelo WLTP é de 350 km. Já no padrão brasileiro, o modelo registra 250 km de alcance. Nas opções que trazem dois propulsores, os números caem de 480 km para 338 km.
Como são as versões do Volvo EX30
O EX30 terá dois tipos de bateria, de acordo com a configuração. A versão de entrada E40 Core, que parte de R$ 229.950, tem bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) com 51 kWh para alimentar o motor elétrico traseiro.
Já as opções E60 Plus, por R$ 277.950, e E60 Ultra, de R$ 293.950, trazem dois motores elétricos, um em cada eixo. A bateria, nesses casos, combina lítio, níquel, manganês e cobalto (NMC) e tem 69 kWh.
Em ambas, entretanto, a potência é de 276 cv e o torque, de 35 mkgf. A diferença é sentida apenas no desempenho quando se trata de aceleração. A versão com motor único cumpre o 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, enquanto as demais atingem essa velocidade em 5,3 segundos.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!