Os cerca de 2.000 clientes que fizeram a pré-reserva do Volvo EX30 no Brasil vão precisar de um pouco mais de paciência. De acordo com um comunicado enviado para a rede de concessionários em todo o mundo, um problema de software vai atrasar as entregas do SUV elétrico de entrada.
Não é a primeira vez que a marca sueca enfrenta um percalço como este. Em julho do ano passado, contratempos semelhantes também adiaram as entregas do EX90. Vale lembrar que o modelo está com o passaporte carimbado para o Brasil.
A Volvo afirma trabalhar ininterruptamente para sanar o problema, mas não detalhou qual era. Uma atualização do software do veículo está em desenvolvimento, contudo, será feita presencialmente, e não por meio da tecnologia Over-the Air (OTA). O que é um retrocesso, já que a Tesla, por exemplo, passa por um recall de 200 mil unidades nos EUA que será resolvido por meio da OTA.
A expectativa é de que o reparo atrase as entregas do EX30 em aproximadamente duas semanas, o que não parece muito. Entretanto, esse prazo pode ser adiado. Ou seja, se o lançamento no Brasil estava programado para maio, os carros não devem desembarcar por aqui antes de junho, no melhor dos cenários.
Volvo EX30 no mercado brasileiro
A ideia da Volvo é dobrar as vendas no mercado brasileiro com a chegada do SUV compacto. Em pré-venda desde meados de 2023, o modelo está disponível no País em três versões: Core, a partir de R$ 229.950, Plus, por R$ 277.950, e Ultra, de R$ 293.950.
Produzido na China, o EX30 tem tem,4,23 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos. Já o porta-malas leva 320 litros. Há dois tipos de bateria. A de 51 kWh tem fosfato de ferro e lítio (LFP), e a de 69 kWh combina lítio, níquel, manganês e cobalto (NMC). Em ambas, a potência é de 276 cv e o torque de 35 mkgf. Assim, o SUV chega aos 100 km/h em 5,3 segundos.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!