Você está lendo...
Volvo lança garantia vitalícia para carros no Brasil; entenda
Mercado

Volvo lança garantia vitalícia para carros no Brasil; entenda

Novo benefício da Volvo vale para peças e serviços adquiridos em concessionárias; garantia de veículos da marca continua sendo de 3 anos

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

08 de set, 2022 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

elétricos e híbridos
Sant Clair de Castro Jr. acredita que híbridos fora da garantia vão passar por forte depreciação por conta do custo de manutenção
Crédito:Volvo/Divulgação

A Volvo passa a oferecer garantia vitalícia para peças adquiridas e serviços realizados nas concessionárias. De acordo com a marca sueca, até mesmo os carros que já estão foram da garantia de fábrica têm direito ao benefício. Porém, a cobertura só é válida para veículos que não tenham mudado de dono.

De acordo com a empresa, todos os modelos da Volvo têm direito, de qualquer ano e modelo, enquanto a pessoa que realizou o serviço for a proprietária. Portanto, mesmo que o Volvo não seja novo, a garantia vale para toda a vida. Por exemplo, se o carro for um Volvo C30, fora da garantia de fábrica, que recebeu peças compradas e instaladas em concessionária, o benefício é concedido.

Volvo
Volvo/Divulgação

Publicidade


“Estamos dando um novo passo e oferecendo algo inédito a nossos clientes, que terão mais tranquilidade e segurança ao realizar serviços de manutenção em seus veículos”, dzi André Bassetto, diretor de produto e pós-venda da Volvo.

A fabricante informa que não há limite para utilização do benefício. No entanto, ele não é aplicável a itens de desgaste natural, que necessitam de trocas periódicas. Ou seja, como pastilhas de freio e palhetas do limpador e filtros, por exemplo.

Garantia varia de 3 a 6 anos

No Brasil, o período médio de garantia de carros novos como pratica a Volvo, é de três anos. Entretanto, há marcas que oferecem cobertura de cinco ou mesmo seis anos. Este é o caso, por exemplo, da JAC Motors. Todavia, o benefício só vale para modelos com motor a combustão, como o T50 (abaixo).


JAC Motors/Divulgação

Ao longo do tempo, para tenar atrair mais clientes às concessionárias, as fabricantes passaram a ampliar a garantia que, de praxe, era de um ano. Além disso, criaram pacotes de serviços com preços fixos. Por fim, isso reduziu a concorrência dentro da própria rede e evita que o cliente tenha de recorrer à diversos estabelecimentos atrás de valores mais baratos.

Dentre as marcas que oferecem garantia de cinco anos estão Caoa Chery, Hyundai, incluindo nacionais e importados, Subaru e Toyota. A Ford também tem o benefício, mas apenas para a picape Ranger. Assim, para Bronco Sport, Maverick e Mustang Mach 1 e Territory a cobertura é limitada a três anos.


Prazo legal

Aliás, esse é o período de garantia oferecido por Fiat, Honda, Nissan, Renault e Volkswagen, por exemplo. Da Nissan, há ainda dois anos de assistência 24 horas grátis.



Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a garantia para serviços e produtos duráveis é de, no mínimo, 90 dias a partir da compra. Essa é a chamada garantia legal. Entretanto, a maioria das fabricantes de veículos oferece cobertura de um a cinco anos. Trata-se, portanto, da chamada garantia contratual.

Volvo na era da eletrificação

Atualmente, a linha da Volvo no Brasil é 100% composta por carros eletrificados. Porém, a marca pretende vender apenas elétricos puros no planeta até 2030. Para isso, vem apostando alto, principalmente no País. Nesse sentido, lançou seu primeiro modelo híbrido aqui, o XC 90 Plug-in Hybrido, em 2017.


Hoje, a marca conta com quatro modelos no portfólio. São eles: C40 (R$ 419.950), XC40 (R$ 399.950), XC60 (R$ 389.950) e XC90 (R$ 509.950). Todos têm o sobrenome Recharge. Ou seja, isso quer dizer que os dois primeiros são 100% elétricos e os demais, híbridos plug-in.

À época do lançamento do primeiro carro 100% elétrico da marca, o XC40, o diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil, João Oliveira, afirmou que “a eletrificação não é nicho nem complemento de gama, é realidade”.


Volvo XC60 hybrid plug-in
Volvo/Divulgação

Assim, o investimento da marca não se resume aos carros. Recentemente, a Volvo anunciou investimentos de R$ 10 milhões no Brasil para criar uma malha de carregadores de alta voltagem em rodovias. De acordo com as metas do projeto, são 13 estações de 150 kW de potência capazes de recarregar 80% das baterias dos carros em apenas 35 minutos. No total, o plano contempla 3.250 km de estradas, ligando São Paulo a outras capitais, como Rio de Janeiro e Curitiba.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião