Você está lendo...
Montadoras mostram novos carros elétricos em evento em São Paulo
Notícias

Montadoras mostram novos carros elétricos em evento em São Paulo

Aberto até este sábado (3), Veículo Elétrico Latino-Americano reúne atrações para visitantes e mostra de carros, motos e ônibus eletrificados

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

02 de set, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

eletromobilidade
Salão tem veículos elétricos, híbridos e até motos movidas a bateria
Crédito:Vagner Aquino/Jornal do Carro

Termina neste sábado (3) o Veículo Elétrico Latino-Americano (VE), feira também conhecida como Salão da Mobilidade Elétrica. O evento – aberto no Expo Center Norte, na capital paulista – apresenta as principais tendências e novidades da eletromobilidade. As exposições contemplam desde carros, motos e ônibus elétricos até a exposição de temas, por meio de debates, como expectativas e infraestrutura, bem como ações ao público presente.

“No VE, o visitante pode conhecer produtos e serviços, como veículos elétricos, estações de recarga ou soluções de compartilhamento, por exemplo. Já o C-Move, realizado em paralelo ao Salão do VE, aprofundou o tema por meio de apresentações de especialistas no assunto, bem como troca de experiências com congressistas e palestrantes”, afirma Ricardo Guggisberg. Ele é presidente da MES Eventos, organizadora do VE e do C-Move.

elétricos
Vagner Aquino/Jornal do Carro

Publicidade


Carros, motos e ônibus

Dentre exposições e novidades de produtos e serviços baseados em eletromobilidade, como carregadores automotivos, por exemplo, tem espaço para test-drive e ride. Lá, o público pode, por exemplo, conferir de perto modelos de marcas como Audi, Fiat, Lexus, Toyota, entre outras. Esta última, a princípio, levou (apenas para demonstração) o RAV4 híbrido plug-in. Nele, a combinação entre motor elétrico e outro a combustão são capazes de gerar 306 cv.

elétricos
Vagner Aquino/Jornal do Carro

A Osten Group trouxe ao seu estande modelos como BMW iX e o Tesla Model S Plaid. A JAC também marca presença com toda a sua gama, entre eles, E-JS4 e E-J7. Tem, ainda dois ônibus da Marcopolo e motos elétricas da Shineray, Cicloway, Davinci, FlipOn, Muuv, Voltz, Kappak, Magias Italiane, MotoChef e Riba.


E para que os presentes possam sentir, na prática, como é dirigir um carro elétrico, a Volvo – apesar de não ter estande na feira – disponibiliza tanto o XC40 quando o C40. O SUV e o SUV-cupê têm autonomia superior a 400 km e possibilidade de recarregar até 80% da bateria em pouco mais de meia hora. Para isso, requer carregadores de alta tensão, com 150 kW.

Por falar em tempo de recarga, a princípio, uma das empresas que marcam presença no Salão VE é a Raízen, empresa licenciada da Shell. Seu estande destaca uma estação de recarga rápida para veículos elétricos, a Shell Recharge. Os carregadores, de 50 kW e 150 kW, têm capacidade de recarregar as baterias em até 35 minutos, com energia de fonte renovável.



Projeções

De acordo com previsões da indústria, até 2030, 50% dos veículos leves mundiais devem ser elétricos. No Brasil, que tinha apenas 117 veículos elétricos na frota circulante em 2012, hoje já ultrapassou as 100 mil unidades. Até por falta de informação do público comprador, a evolução da eletromobilidade ainda é tímida. E é justamente para debater esse tema que o Salão VE, desse modo, vem tomando cada vez mais espaço e, inclusive, se destacando frente ao finado Salão do Automóvel de São Paulo.


Em 2021, o VE recebeu 4,3 mil visitantes e contou com mais de 40 empresas expositoras. Enquanto isso, o C-Move teve a participação de 130 especialistas, 27 horas de conteúdo e 300 congressistas. A expectativa para o fechamento de 2022, segundo Guggisberg, é receber 8.000 visitantes no espaço com cerca de 60 expositores.

A princípio, quem quiser visitar o VE – e até acelerar os carros elétricos da Volvo – ainda dá tempo. Basta comparecer até amanhã (3) entre 13h às 20h no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte (São Paulo, capital). Para o público, custa R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.