A Volvo acaba de completar a gama do XC90 no Brasil com a nova versão T8, híbrida plug-in, que também pode ser recarregada na tomada. Pouco depois da versão a diesel, chega o modelo equipado com o mesmo motor 2.0 sobrealimentado da versão de entrada T6, mas com um segundo motor elétrico no eixo traseiro, que eleva a potência total de 320 cv para 407 cv no XC90 topo de linha. A tabela do T8 parte de R$ 456.950 na versão Inscription. A mais cara, Excellence, custa R$ 519.950.
A variante mais em conta é idêntica às Inscription T6 e D5, a gasolina e diesel respectivamente. As poucas diferenças estão no interior, onde a alavanca de câmbio não tem ligação mecânica com a transmissão e é feita de um elegante cristal. Além disso, os XC90 híbridos trazidos ao País têm apenas cinco lugares, ante os sete das demais variantes. Em outros mercados, o modelo também é vendido com sete assentos. As baterias vão no centro da plataforma, sob o console central. Ainda assim, o modelo mantém o ótimo acabamento e a enorme tela central que comanda praticamente todas as funções do carro.
Continua depois do anúncioA Excellence de topo concentra as maiores novidades. Atrás há dois assentos individuais, iguais aos dianteiros, com ajustes elétricos e massageadores embutidos. Entre os bancos, um console elevado tem comandos do ar-condicionado e porta-copos capazes de levar duas taças de cristal que acompanham o carro. Na parte de trás, uma geladeira pode levar garrafas de bebidas. Há até uma divisória plástica que separa o volume do porta-malas do restante do carro, para melhorar o isolamento acústico, todo retrabalhado no Excellence. O modelo ainda tem mais espaço para quem vai atrás, já que as duas poltronas são instaladas cinco centímetros mais atrás do que a segunda fileira tradicional de bancos e ainda podem ser mais recuadas, abrindo um vão para pernas até 10 cm maior que nas outras versões.
O senão é a falta de um sistema de entretenimento próprio para os bancos de trás. Há apenas suportes para tablets atrás dos encostos de cabeça dos bancos dianteiros. No entanto, o modo traz todo o arsenal tecnológico das demais versões, incluindo o sistema semi-autonomo capaz de conduzir o Volvo até os 130 km/h e frenar automáticamente se detectar pedestres e até animais de grande porte.
O XC90 T8 tem três modos de condução. Um prioriza o uso das baterias e consegue levar o XC90 por cerca de 35 quilômetros apenas usando o motor elétrico de 87 cv e 25 mkgf. O modo híbrido permite que o propulsor a gasolina entre mais vezes em funcionamento enquanto o modo Sport deixa os dois motores a postos para entregar todos os 407 cv sempre que solicitados. O câmbio é automático de oito marchas.
Apenas com o motor elétrico o modelo pode rodar a velocidades de até 125 km/h de acordo com a carga das baterias, que podem ser recarregadas com o movimento do carro ou em tomadas comuns. Segundo a marca, a carga total pode ser atingida em até seis horas em tomadas de 220v, dependendo da amperagem. De acordo com o Inmetro, o consumo urbano do modelo chega aos 15,3 km/l na cidade e 15,8 km/l em ciclo rodoviário, marcas conseguidas com o modo híbrido de condução.