Você está lendo...
Volvo vai inaugurar 250 eletropostos até março
Notícias

Volvo vai inaugurar 250 eletropostos até março

Em parceria com a Enel X e Estapar, postos de recarga serão localizados em todo o Brasil; implementação começa ainda em fevereiro, diz Volvo

Vagner Aquino

10 de fev, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo
Ecovaga é parceria entre Volvo, Enel X e a rede de estacionamentos Estapar
Crédito:Volvo/Divulgação

Com a demanda de carros eletrificados (híbridos e elétricos) cada vez maior, a Volvo, que comercializou mais de 3.200 unidades de modelos plug-in só no ano passado, inicia mais um passo rumo a eletrificação. Ao Jornal do Carro, a montadora informou, com exclusividade, que está se unindo ao projeto Ecovaga para a instalação de 250 eletropostos no Brasil até o fim do primeiro trimestre.

A iniciativa - idealizada entre a Estapar, que é a maior rede de estacionamentos do País, e a Enel X, empresa de soluções energéticas da Enel Brasil - trata-se de uma rede integrada cujas estações de recarga estão localizadas em cerca de 100 pontos premium de estacionamentos da Estapar nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Distrito Federal.

Aos clientes das empresas conveniadas ao projeto, no entanto, a rede Ecovaga oferece de forma gratuita o serviço de carregamento dos veículos elétricos. Ao se tornar parceria da iniciativa, a Volvo passa a disponibilizar esse benefício para os proprietários dos carros da marca. Estes custearão apenas a taxa de estacionamento do local, daí vem o termo semi-público.

Publicidade


Volvo
Volvo/Divulgação

Donos de Volvo precisam de cadastro

Para usufruir do serviço, cujos locais são exibidos em aplicativos de navegação, o cliente Volvo precisa cadastrar seu veículo no app da Ecovaga. Isso garante a gratuidade no acesso às estações de recarga. Os pontos são sinalizados e têm acompanhamento de profissionais aptos a sanar qualquer tipo de problema.

Com o programa a expectativa da Volvo é, no entanto, desenvolver infraestrutura de carregadores no Brasil. Afinal, "essa é uma das grandes barreiras para que os consumidores optem pela compra de carros híbridos e elétricos", enfatiza Rafael Ugo, diretor de marketing Latam Hub para Volvo Car Brasil.


Instalados em aeroportos, hospitais, prédios comerciais, entre outros pontos, os equipamentos trazem a tecnologia da Enel X e fornecem carregamento inteligente. Ou seja, 80% da bateria de um veículo elétrico é carregada em cerca de 3 horas.



Por todo o Brasil

No total, as estações de recarga estarão em 23 cidades de dez Estados brasileiros. Entre elas estão São Paulo, Guarulhos, Barueri e Campinas (em SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Recife (PE), Salvador (BA) e Brasília (DF).

Quem tem carro de outras montadoras poderá usar as ecovagas por um prazo inicial de até seis meses após o início da operação. Ou seja, entre março e setembro. Contudo, uma vez encerrado este período, o sistema irá restringir o acesso ou emitir cobrança por meio do Vaga Inteligente.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião