Mal passou o alvoroço que a Volvo causou com a apresentação do SUV elétrico EX30 (em junho), e a marca sueca já vem com mais uma carta na manga. Agora, a opção será voltada ao segmento de vans – pela primeira vez a fabricante apostará em um modelo desse tipo. A ideia é apresentar a novidade no dia 12 de novembro. Por ora, apenas um vídeo teaser foi divulgado.
A fim de encarar marcas como Lexus e Mercedes-Benz, por exemplo, a van de luxo da Volvo deve atuar mundialmente. Mas, a princípio, o foco principal é o mercado chinês, que tem grande demanda por esse tipo de veículo, principalmente, para o transporte de turistas. A ideia do projeto é ser uma espécie de “sala de estar escandinava em movimento”, conforme sugere o vídeo (abaixo).
O carro não tem revelação por completo, mas a imagem deixa clara a presença de dois tetos de vidro. Um, fica acima da primeira fileira de assentos, já o outro, vai da altura da coluna B para trás. O logotipo da Volvo localizado na tampa do porta-malas é iluminado. E, ainda na traseira, as lanternas seguem o formato de “L” de outros SUVs da fabricante, como o XC60 e XC90.
Plataforma e motor da Zeekr 009
Mesmo sem informações concretas sobre propulsão, rumores apontam que a van elétrica usará a base da Zeekr 009 que, bem como a Volvo, pertence à chinesa Geely. Assim, usará a plataforma SEA, a mesma de Lotus Eletre e Polestar 5. Design exterior e interior (que deve seguir a linha do EX30 e concentrar tudo em uma tela central em posição vertical) seguirão caminhos distintos do modelo da Zeekr, entretanto, o motor deve ser o mesmo.
Assim, espera-se o mesmo par de propulsores elétricos da 009 que somam 544 cv e 69,9 mkgf de torque. A van chinesa tem autonomia de 822 km, conforme medições locais. Por fim, o modelo (de 2,8 toneladas) tem tração integral.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!