A Volkswagen revelou recentemente o desenho renovado da sua picape média Amarok, atualizando o modelo perante a concorrência. Entretanto, próxima de ser revelada ao público em agosto, comparamos a opção da VW, frente nomes como Ford Ranger e Chevrolet S10, fortes no mercado nacional de caminhonetes. Abaixo, confira quem se destaca entre as picapes.
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Desempenho: picapes V6 levam vantagem sobre S10
Comparando as picapes médias no quesito desempenho, quem tem mais potência seduz o consumidor logo de cara. É o caso da Amarok, que abriga o conjunto 3.0 Turbodiesel V6 de 258 cv, o mais potente da categoria. Em segundo vem a Ford Ranger, com outro 3.0 V6 Turbodiesel, mas de 250 cv. Na lanterna está a S10, com seu 2.8 Duramax Turbodiesel, quatro cilindros em linha, de 207 cv.
Mas o que realmente interessa a quem tem (ou quer ter) uma picape diesel é o torque. Vamos aos números: 61,2 mkgf para a Ranger V6, 56,1 mkgf para a Amarok e 52 mkgf para a S10. Em matéria de cavalaria prevalece o VW, mas quando o assunto é força, demonstrada através do torque, quem vence entre as picapes é a Ranger.
Consumo: Conjuntos Turbodiesel são quase parelhos
Se antes a S10 saiu ligeiramente prejudicada, no consumo ela se destaca entre as concorrentes. No uso urbano, a picape faz 9,5 km/l, e no rodoviário 11,4 km/l. Em seguida está a Amarok, com 9 km/l na cidade, mas com 9,7 km/l na estrada, medida que a Ranger faz melhor, com 10,2 km/l no rodovoário. Na cidade, entretanto, a picape da Ford faz 8,9 km/l, pior medida das três. Para os números de consumo da Amarok, usamos como base os valores da versão 2024.
Tecnologia embarcada
Aqui, Ford Ranger e Chevrolet S10 tem suas respectivas armas para conquistar o público. Na picape da Ford, conforme a versão, o quadro de instrumentos digital tem 8 ou 12,4 polegadas e o sistema multimídia, tela de 8″ ou 12″, em posição vertical. Assim como opções de modos de condução, frenagem automática de emergência, monitoramento de ponto cego, de tráfego cruzado atrás e câmeras 360°, e mais.
Na S10, desde a versão básica WT, a picape agora tem um painel digital de 8 polegadas, bem como a central multimídia MyLink de 11 polegadas, ambos já vistos no monovolume Spin. Há também 6 airbags, faróis de neblina de LEDs, partida por botão, alerta de pressão de pneus, trava elétrica da caçamba, sensor crepuscular e mais.
Já a Amarok ainda não revelou muitos detalhes internos, mas sabe-se que a renovação incluiu uma nova central multimídia, atualizada, além de bancos de couro com o nome do modelo.
Dimensões e preço das picapes
A Ford Ranger mede 5,37 m de comprimento, 1,88 m de altura, 2,21 m de largura (com os espelhos), 3,27 m de entre-eixos e caçamba de 1.250 litros. Seu peso é de 2.357 kg. Já S10 mede 5,36 m de comprimento, 1,83 m de altura, 1,87 m de largura, 3,09 m de entre-eixos e 1.484 mm de caçamba. A Amarok mede 5,25 m de comprimento, 1,83 m de altura, 1,94 m de largura, 3,09 m de caçamba e 1.280 litros.
Em matéria de preço, o destaque fica para a S10, cujo preço na versão topo de linha High Country é de R$ 302.900. Já a Ford Ranger Limited V6 tem valor de R$ 319.990. Entretanto, o preço pedido pela Amarok V6 Extreme 2025, ainda não foi revelado, uma vez que seu lançamento só ocorre em agosto. Contudo, seu preço anterior, antes dos descontos oferecidos até o último dia 30 de junho, era de R$ 319.290.
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