Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

21/10/2023 - 5 minutos de leitura.

VW Fusca: há 20 anos, montadora produziu último exemplar do ‘besouro’

A derradeira unidade do bom e velho Fusca deixou a planta da VW em Puebla, México, a 20 anos atrás; “Última Edición” é cobiçada por fãs

O "Sedan Última Edición" teve apenas 3.000 unidades feitas no México Crédito: VW/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O Volkswagen Fusca tem uma longa história, que começou nos anos 1930 e se estendeu por todo o século XX, motorizando o Brasil e o mundo. Entretanto, engana-se quem pensa que a história do velho besouro acabou no Brasil, em 1996, após seu renascimento em 1993. No México, o VW Sedán, também conhecido como “Vocho”, ficou em produção até o ano de 2003, exatos 20 anos atrás.

Com mais de 21 milhões de unidades fabricadas e mais de 60 anos de produção, a última unidade do Fusca no mundo deixou a linha de produção em Puebla em 30 de julho de 2003. Na Alemanha, sua produção foi de 1947 até 1974, enquanto no México, ela começou em 1967, e alimentava também os países vizinhos.


Leia Mais


Emblema “Última Edición” no porta-luvas identifica a versão derradeira (VW/Divulgação)
Continua depois do anúncio

A fórmula de sucesso do Fusca ficou quase intocada nos mercados latino-americanos durante seus anos de produção. Assim, com poucas mudanças, como volante similar ao usado na família Gol brasileira do início dos anos 90, o “Sedán Última Edición” era uma série especial, de despedida. Tal como a Kombi Last Edition brasileira, o modelo recebeu novas cores, estofado e rodas com faixa branca. Seu motor era o valente 1600 boxer, de 1.6 litro, e parcos 46 cv.

Pneus faixa branca e capas de retrovisores cromadas fazem parte da versão final (VW/Divulgação)

Assim, disputadas a tapa, as 3.000 unidades do modelo tinham apenas duas cores: azul-claro e creme (acima), com 1.500 unidades cada. Calotas cromadas, faixas e emblemas decorativos endossam as mudanças no último dos besouros mexicanos, por exemplo. Contudo, algumas unidades do modelo mexicano acabaram na Alemanha, e a derradeira está exposta no museu da marca em Wolfsburg.


Com o VW Fusca só se vive duas vezes (no Brasil)

Jornal do Carro noticiou o “fim” e o recomeço do Fusca no Brasil (Acervo/Estadão)

No Brasil, no entanto, a história do Fusca é curiosa, e com direito até a “ressurreição”. Um dos modelos mais vendidos da história da VW no País, chegou por aqui ainda nos anos 50, importado da Alemanha, para depois ser montado no Brasil, seguido da instalação da Volkswagen localmente. Assim, em 1972 atingiu seu maior número de vendas, e permaneceu em linha até 1986, com a chamada “Última Série”.

Fusca “Itamar” tinha atualizações como catalisador e volante emprestado do Gol (Arquivo/Estadão)

Em 1993, a pedido do então presidente Itamar Franco, o Fusca retornou à linha de produção, por onde ficaria por mais três anos. Por fim, sem repetir o sucesso do passado, mas igualmente disputado por colecionadores, se despediu do mercado brasileiro pela segunda vez, em 1996, com a chamada “Série Ouro”.

O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se
Honda Accord híbrido ganha nova geração e está mais tecnológico


Notícias relacionadas

Notícias

Honda NSX que foi de Ayrton Senna está em leilão na Inglaterra

História

Lançado há 35 anos, Kadett ainda é popular no Brasil; relembre a história

Notícias

Acura NSX 1992 é encontrado após 30 anos parado

Notícias

VW Golf 50 anos: relembre as oito gerações do hatch ícone da marca

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 239.990,00 Taxa 0,98 com 60% de entrada em 24x

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

De R$ 140.090,00 por R$ 124.990,00 (COM USADO NA TROCA)

Hyundai Creta Comfort Plus

Comfort Plus MT 24/25 De R$ 95.590 por R$ 91.590

Hyundai New HB20S Comfort Plus

A partir de R$ 75.990 (à vista) com seu usado na troca.

Hyundai New HB20 Comfort Plus

De R$ 140.090 Por R$ 125.990 na troca do seu usado

Hyundai Creta New Generation Comfort Plus

A partir de R$115.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Sport

VER TODAS AS OFERTAS