Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

19/05/2023 - 4 minutos de leitura.

VW Gol sai de linha em definitivo e é retirado do catálogo do site brasileiro

Após fim da produção em dezembro de 2022, estoque do Gol acaba e hatch sai de vez do mercado; Polo Track é novo carro de entrada da VW

VW Gol segue sendo o usado mais procurado Crédito: Divulgação/Volkswagen

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Seis meses após ter a produção encerrada na fábrica de Taubaté (SP), o veterano Gol sai definitivamente do site brasileiro da Volkswagen. Em seu lugar, agora a marca oferece o Polo Track, versão mais simples do Polo feita sobre a plataforma MQB, mais moderna que a arquitetura do Gol. Afinal, o velho hatch precisaria de investimento e ajustes para receber o controle eletrônico de estabilidade (ESC), que passará a ser obrigatório nos carros novos em 2024.

Seja como for, o antigo carro popular sai de oferta com ótimos números. De acordo com o último boletim da Fenabrave, os estoques garantiram o Gol entre os hatches mais vendidos de 2023 no acumulado até abril. Isso evidentemente vai mudar logo, com a linha Polo cada vez mais forte. Na primeira quinzena de maio, o Polo Track e o Polo 2023 já aparecem como vice-líderes de mercado, atrás do Chevrolet Onix e à frente do Hyundai HB20.


Leia Mais


Divulgação/Volkswagen
Continua depois do anúncio

Gol vendeu mais de 8 milhões de unidades

Ao logo de mais de quatro décadas, o VW Gol conquistou o coração dos brasileiros e chegou a vender mais de 8 milhões de unidades. Para se ter uma ideia, liderou os rankings por 27 anos consecutivos – de 1987 até 2014, de forma ininterrupta. Além disso, foi o carro mais produzido e exportado do Brasil.

Mesmo com o fim da produção, o Gol não partiu silenciosamente. O compacto ganhou uma série especial de despedida com o nome Last Edition. Esta teve apenas mil unidades produzidas, todas com motor 1.0 MPI flex de 84 cv de potência e câmbio manual de cinco marchas. O conjunto, inclusive, é o mesmo já disponível no modelo. A edição, de acordo com a VW, esgotou rápido, mesmo com preço de R$ 95.990. Relembre aqui a história do Gol.  

EUGÊNIO AUGUSTO BRITO/ESTADÃO

O mesmo motor 1.0 permanece vivo no Polo Track, que passou a ser o Volkswagen mais barato. O hatch mantém o estilo clássico da marca alemã e parte atualmente de R$ 81.370. Ou seja, está longe de ser um dos carros mais acessíveis do País como, por exemplo, o Renault Kwid e o Fiat Mobi, que têm tabela inicial de R$ 68.990.

Chevrolet Montana Premier ou Fiat Toro Endurance? Veja o comparativo

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Lançamentos

Ferrari Roma Spider desembarca no Brasil e tem preço milionário

Notícias

BYD e Fiat arrecadam doações para o RS em concessionárias

Notícias

Hyundai Creta Action ganha linha 2025 com preço de HB20

Avaliação

Toyota Corolla 2024 evolui com novos recursos, mas agrada? Veja o vídeo

OFERTAS 0KM
R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid

R$ 139.990,00

Caoa Chery Arrizo 6 PRO Hybrid

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

R$ 169.990,00

Caoa Chery Tiggo 7 PRO Hybrid Max Drive

R$ 144.990,00 Taxa 0,98 com 60% de entrada em 24x

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive

De R$ 109.490,00 por R$ 99.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI

VER TODAS AS OFERTAS