Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

21/11/2022 - 4 minutos de leitura.

VW Golf pode ganhar nova geração apenas elétrica e se chamar ID.Golf

CEO da VW garante que não abrirá mão do nome Golf e que hatch pode vir com propulsão elétrica e posicionado abaixo do hatch ID.3

Golf deve estrear com o prefixo ID da família de elétricos da Volkswagen Crédito: Volkswagen/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Conforme contamos no Jornal do Carro, a Volkswagen está planejando a migração completa dos carros a combustão para os modelos 100% elétricos. Essa mudança evidentemente não será tão simples e causará o fim de vários modelos tradicionais da marca alemã, como é o caso, por exemplo, do Passat. Pois a última notícia é que o VW Golf pode sobreviver a essa transição e ganhar uma nova geração 100% elétrica. A ideia é que se chame ID.Golf.

Volkswagen/Divulgação

“Não vamos abrir mão do nome Golf, por nada no mundo”. A afirmação foi feita por Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, em entrevista a publicação inglesa Autocar. Desse modo, nota-se que o famoso hatch – que nasceu em 1974 – também sobreviverá à transição para a mobilidade elétrica.

Continua depois do anúncio

“Temos duas marcas icônicas, Golf e GTI. Seria loucura deixá-las morrer”, relata Schäfer. De acordo com o executivo, os modelos elétricos devem manter o prefixo ID. Entretanto, os clássicos entrariam no universo zero emissão com seus próprios nomes como sufixo, ao invés de um numeral. “Já vimos isso com o ID Buzz. Assim, além do ID.3 (vídeo abaixo) e do ID.4, poderíamos ter, por exemplo, um ID.Golf”, pondera.

Embora o executivo negue, cabe lembrar que, em muitos lugares, o ID.3 já é considerado o herdeiro elétrico do Golf. É tanto que o modelo substituiu o e-Golf, tanto em posicionamento quanto nas linhas de produção da fábrica de Dresden, na Alemanha. Ainda assim, o executivo deixa claro que “ID.3 e ID.Golf podem coexistir facilmente na oferta da Volkswagen”.



Leia Mais


Posicionamento

Desse modo, o ID.Golf poderia ficar abaixo do ID.3 em desempenho e preço. Já a versão ID.Golf GTI, ficaria com a clientela que busca mais potência e esportividade.

Mesmo com a declaração, é preciso considerar o fato de que a chegada da nona geração do VW Golf ainda está longe de chegar ao mercado. A oitava geração, disponível atualmente, estreou no fim de 2019. Assim, deve se manter no mercado por, pelo menos, mais cinco anos.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

BYD Shark: picape híbrida estreia com 840 km de autonomia

Segredos

Flagra: Novo Peugeot 2008 está quase pronto para estrear

Mercado

VW faz promoção para queimar estoques de T-Cross, Nivus e Amarok

Notícias

Bentley Batur é conversível com 16 unidades e preço de R$ 10 milhões

OFERTAS 0KM
CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

De R$ 119.990,00 por R$ 113.990,00 OU o Taxa 0,79%, com 40% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai Creta Action 1.6

A partir de R$ 164.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Comfort Plus MT 24/25 De R$ 95.590 por R$ 91.590

Hyundai New HB20S Comfort Plus

R$ 115.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Sport 24/25

R$ 239.990,00 Taxa 0,98 com 60% de entrada em 24x

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

VER TODAS AS OFERTAS