O sedã elétrico ID.7 começou a ser produzido no ano passado. A ideia é, naturalmente, substituir o Passat. Agora, a marca apresentou o provável sucessor do Passat Variant. Chama-se iD.7 Tourer. É, a princípio, a primeira perua movida a baterias produzida pela marca. Um dos principais destaques é a autonomia, afinal, tem a promessa de chegar a quase 700 km com uma única recarga.
O modelo, que se junta às peruas Golf Variant e Passat Variant lá fora, segue a padronização de design dos carros elétricos da Volkswagen. E é exatamente como a versão sedã – nem mesmo o para-choque recebeu mudanças. Na dianteira, portanto, uma barra de LEDs liga os faróis de formato afilado. Nas laterais, chamam a atenção as rodas de 19 polegadas e acabamento diamantado. Tem, ademais, saias e retrovisores em preto brilhante, bem como rack de teto no mesmo tom.
A traseira da station wagon tem lanternas conectadas e também iluminação por LEDs. O conjunto também é o mesmo do sedã. Há, por fim, spoiler traseiro e base do para-choque em preto brilhante com uma barra refletora no miolo da peça.
Na cabine, o mesmo design minimalista do irmão três-volumes. A central multimídia flutuante de 15 polegadas, o painel moderno com cluster digital e o volante multifuncional de três raios permanecem. Teto-solar panorâmico e bancos dianteiros com ajustes elétricos estão no pacote.
Tem até ChatGPT
Por falar em tecnologia, a perua vem com head-up display. Mas o que mais chama a atenção é o assistente de voz IDA, para auxílio ao motorista. E dá para fazer perguntas sobre os mais variados temas, isso, graças a interação da Wikipédia e do ChatGTP, disponíveis no carro.
Há, por fim, o novo recurso recurso Wellnes In-Car. Opcional, permite ajustar iluminação ambiente, som, ar-condicionado, dentre outros tópicos. Informações como valores e data de estreia do carro ainda não foram divulgadas.
Motorização e baterias
Com duas versões de acabamento disponíveis, a princípio, o iD.7 Tourer pode ter os sobrenomes Pro e Pro S. A primeira das versões, vem com bateria de 77 kWh e motor elétrico de 285 cv de potência máxima. O torque fica em 55,5 mkgf. Tem tração traseira. Já no modelo topo de linha ganha apenas bateria maior, de 86 kWh. Por isso, de acordo com a VW, a autonomia pode chegar a 685 km. Dado medido pelo clico europeu WLTP.
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