Após algum tempo de espera, a Volkswagen lançou oficialmente o novo Jetta GLI no mercado brasileiro. O sedã médio, revelado no ano passado nos Estados Unidos, passou por algumas mudanças no visual e ganhou novidades tecnológicas e de segurança. Importado do México, ele vem ocupar de vez o lugar do Golf GTI, já fora do mercado desde 2019. Assim, será vendido em versão única, com teto panorâmico. Ele chega às lojas em maio ao preço de R$ 216.990.
Com linhas ainda mais esportivas, o destaque do novo Jetta GLI é a dianteira. Ela recebeu um para-choques reestilizado com entradas de ar em formato de colmeia. O desenho segue para a grade, que traz o novo logo da VW, bem como o friso vermelho dos GTI com contorno cromado – que a divide em dois blocos. Os faróis são full LEDs.
Partindo para a lateral, o foco são as novas rodas de liga leve diamantadas de 18 polegadas, além das molduras pretas nas janelas e retrovisores. Enquanto isso, a traseira não passou por grandes mudanças, tendo como novidade um difusor maior e um novo sistema de escape que, de acordo com a marca, traz um ronco mais marcante ao sedã. Assim como na dianteira, o para-choques traseiro também foi redesenhado. No total, são cinco opções de cores, sendo elas: Preto Mystic, Branco Puro, Cinza Puro e as duas exclusivas Vermelho Kings e Azul metálicas.
Cabine tecnológica
No interior, o novo Jetta GLI segue na proposta esportiva, com detalhes em vermelho no painel e nas costuras das portas e bancos. O acabamento é escuro e o material que predomina é o soft-touch. Mas as mudanças são sutis e o espaço é o mesmo de antes, embora o sedã esteja 38 mm mais comprido (4,74 m). Da mesma forma, o porta-malas mantém 510 litros.
No entanto, um dos destaques, com certeza, é o novo volante em couro, que traz os inéditos botões sensíveis ao toque – os mesmos presentes no ID.3 e ID.4. Por meio deles, é possível comandar o painel de instrumentos de 10,29 polegadas e a central multimídia de 10,1”, que tem conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de conexão Wi-Fi. Atrás, as aletas para trocas de marcha continuam presentes, para a alegria dos clientes e fãs.
No mais, o sedã conta com uma iluminação ambiente com 10 opções de cores, HD interno de 10 GB, faróis automáticos, espelhos laterais com desembaçador, sensor de chuva, carregador por indução para smartphones, ar-condicionado digital de duas zonas e acesso sem chave com partida por botão.
Novos itens de segurança
Seguindo o restante da gama da VW, o GLI traz muitos sistemas de segurança. Assim, vem com seis airbags de série, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com função Stop&Go, frenagem automática de emergência, sistema de frenagem pós-colisão e detector de fadiga.
Mesmo motor 2.0 TSI
Se não mudou muito por fora, o Jetta GLI também tem breves alterações no conjunto mecânico. Ele mantém o motor 2.0 TSI de quatro cilindros turbo a gasolina com 231 cv de potência e 35,7 mkgf de torque a 1.500 rpm. O que muda é o câmbio automatizado de dupla embreagem DSG, que agora tem 7 marchas. Com ele, segundo a Volkswagen, o sedã vai de zero a 100 km/h em 6,7 segundos e atinge máxima de 249 km/h. Além disso, tem consumo menor.
Ainda de acordo com a VW, o Jetta continua com a suspensão traseira multilink com molas rígidas e amortecedores com ajuste esportivo. Em relação à tração, o diferencial tem sensor de torque controlado eletronicamente, que monitora velocidade e força. Esse recurso ajuda no desempenho nas curvas. Por fim, há quatro modos de condução: Eco, Comfort, Sport e Individual. O Jetta GLI é o primeiro lançamento da Volkswagen em 2022 no Brasil.