Um dos nomes mais longevos da Volkswagen, o Passat, saiu de linha em diversos mercados nos últimos anos, incluindo o Brasil. Entretanto, para o mercado europeu, o modelo permanece como opção no portfólio da marca, mas com um detalhe: apenas na versão Variant, ou seja, perua.
Utilizando a plataforma MQB emprestada do Golf e do próximo Tiguan, o Passat Variant cresceu em relação ao modelo antigo, agora medindo 4.91 metros de comprimento e 1.85 metro de largura, porém com a mesma altura de antes: 1,50 metro. O entre-eixos, no entanto, aumentou consideráveis 50 mm, agora com 2.81 metros.
Sem mudanças radicais além do aumento nas dimensões, o novo Passat Variant ganha um visual alinhado à nova identidade visual da marca, e visa ficar mais parecida com os modelos elétricos da VW. Externamente, o visual se diferencia por entre as opções de acabamento escolhidas: Passat, Business, Elegance e R-Line, com visual esportivo. Rodas de até 19 polegadas ficam disponíveis, e faróis de LED Matrix redesenhados e LEDs dinâmicos na traseira também.
Tela multimídia de até 15 polegadas elimina botões físicos no Passat Variant
Internamente, o novo Passat diferencia-se bastante do modelo antigo, uma vez que a marca eliminou boa parte dos botões físicos, por exemplo. No lugar deles, uma enorme tela central de 12,9 polegadas reúne as funções do modelo, e está disponível até na versão básica. Mas, se o proprietário pagar um pouco mais, pode ter uma tela ainda maior, de 15 polegadas. Além disso, de série, o modelo oferece um painel digital de 10,25 polegadas, deixando para trás os mostradores analógicos.
O Variant passa a ter o seletor de marchas na coluna, onde ficavam os controles do limpador de para-brisas, por exemplo, liberando o espaço entre os assentos e aumentando a capacidade de carga. Inspirado no sedã elétrico ID.7, um novo interruptor do lado esquerdo do volante controla os piscas e também os limpadores. Bancos aquecidos e ventilados, bem como massageadores também estão disponíveis.
Se as dimensões aumentaram, o espaço para passageiros e bagagem naturalmente cresceu também. Agora com 690 litros, o espaço fica maior com os bancos rebatidos: a capacidade para bagagens chega a 1.920 litros, 140 litros a mais que a antiga versão, por exemplo. Em termos de motorização, o Passat Variant recebeu uma farta lista de opções.
Múltiplas opções de motor são oferecidas
Pela primeira vez na linha, uma opção híbrida-leve chega ao modelo, com motor 1.5 eTSI a gasolina, com 150 cv. Subindo na linha, está a 2.0 TSI de 204 cv e tração dianteira, e por último, a versão 4motion, de tração integral, já com 265 cv. Para quem quer uma versão a diesel, estará disponível a 2.0 TDI com 122 cv ou 149 cv (tração dianteira), ou mesmo 193 cv (4motion, integral). Independente da versão, o modelo tem a transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 velocidades.
Além disso, há versões híbridas plug-in, com 204 ou 272 cv. As duas versões tem o 1.5 turbo combinado ao DSG de 6 marchas e uma bateria de 19,7 kWh, com autonomia de 100 km em modo elétrico. Assim, a bateria pode chegar até 80% em até 25 minutos, graças ao carregamento rápido em corrente contínua a 50 kW. Com tanque cheio e bateria carregada, a autonomia combinada é de 1.000 km antes de reabastecer.
Por fim, o modelo terá sua estreia oficial no Salão de Munique, e deve começar a ser vendido no primeiro trimestre de 2024. O Passat Variant será construído na Eslováquia, onde também é montado o Skoda Superb, por exemplo.
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