Sem grandes anúncios, a Volkswagen acaba de incluir uma nova versão do Polo em seu configurador. Chamada de Sense, a variante é a mais barata equipada com um câmbio automático. Dessa forma, tem preço sugerido de R$ 99.990. Ou seja, entra na lista dos hatches automáticos mais baratos do mercado brasileiro. Seja como for, o Polo Sense é baseado na versão de entrada 1.0 TSI, que oferta o câmbio manual de 5 marchas.
Na lista de equipamentos, por exemplo, conta com faróis em LED, sensor de estacionamento, controle de tração e estabilidade, ar-condicionado, piloto automático, monitoramento de pressão dos pneus, volante com ajuste de altura e profundidade, chave presencial e quatro airbags. Além disso, o modelo está disponível em cinco cores sem custo adicional. As metálicas são Cinza Platinum, Vermelho Sunset e Prata Sirius. Já as sólidas são Branco Crital e Preto Ninja.
Ainda no campo de recursos, o Volkswagen Polo Sense traz painel de instrumentos digital de 8″, central multimídia Composition Touch com conexão para Android Auto e Apple CarPlay e retrovisor elétrico. Sistema start-stop e saídas USB-C completam a lista. Por fim, o modelo oferta vidros elétricos nas quatro portas e rodas de 15″ em aço. Ou seja, pontos que diferem em relação a configuração de entrada. Afinal, conta com vidros elétricos apenas dianteiros e rodas de liga-leve.
Motor conhecido
Seja como for, a mecânica não muda. A nova configuração traz o motor 1.0 turbo que entrega 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol. O torque é de 16,8 mkgf. A transmissão, por sua vez, é a automática de 6 marchas. Em números, esse conjunto faz com que o Polo acelere de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos. Além disso, um dos pontos altos é o consumo. Com gasolina, o hatch faz 12,5 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada. Com etanol, os números são 8,7 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada.
Assim, não é o mesmo motor da versão TSI. Afinal, por ser uma versão mais acessível, conta com motor 1.0 flex aspirado que rede 77 cv (gasolina) e 84 cv (etanol). Além disso, o torque é de 10,3 mkgf e o câmbio manual de 5 marchas.
Configurações mais caras
Ainda com motor 1.0 turbo, há as versões Comfortline e Highline, mais caras da linha. A Comfortline custa R$ 110.990 e adiciona, por exemplo, controle de cruzeiro adaptativo. Além disso, é a primeira versão que tem volante revestido com couro e paddle-shifts. Como opcional, a VW oferece a central multimídia VW Play de 10″ por R$ 1.000.
Já a topo de linha Highline tem preço sugerido de R$ 117.990. Ela adiciona rodas de liga leve de 16″ com pintura exclusiva, painel de instrumentos de 10,25″, carregador por indução para smartphones, ar-condicionado digital e acabamento em couro sintético. No mais, há a central Volkswagen Play, seis alto-falantes, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis com acendimento automático e sensor de chuva.
Polo GTS é versão esportiva
Por fim, tem a versão esportiva GTS do Polo que custa R$ 149.990. Esta é a única equipada com motor 1.4 turbo TSI 250, que oferece 150 cv de potência e um torque de 25,5 mkgf. O câmbio é automático de seis marchas, com tração dianteira.
Para fazer jus ao sobrenome “GTS”, o Polo também conta com rodas esportivas de 18 polegadas, além de um escapamento duplo. Na cabine, o Polo GTS oferta painéis e bancos com pegada mais esportiva. Dessa forma, traz costuras duplas com acabamento em vermelho, também presente em detalhes do volante de couro, no câmbio e nas saídas do ar-condicionado digital.
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