Você está lendo...
Mercedes-Benz GLA e GLB ganham conjunto híbrido no Brasil; veja os preços
Lançamentos

Mercedes-Benz GLA e GLB ganham conjunto híbrido no Brasil; veja os preços

Modelos da Mercedes ganham sistema híbrido-leve, e dividem mesmo conjunto mecânico, seja nas versões "civis" ou na esportiva AMG 35 4MATIC

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

19 de out, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Mercedes GLA e GLB ganham mudanças para a linha 2024
Crédito:Mercedes-Benz/Montagem/Divulgação

Nesta semana, a Mercedes-Benz realiza dois lançamentos importantes em sua linha de automóveis: os modelos GLA e GLB, que chegam ao ano-modelo 2024. Os modelos recebem atualizações internas e externas, além de um conjunto híbrido-leve de 48 volts. Na linha GLA, estão as versões 200 AMG Line e AMG GLA 35 4MATIC, e a GLB, 200 Progressive e AMG GLB 35 4 MATIC.

Com visual pontualmente modificado, o GLA recebe como novidade um para-choque de visual mais parrudo, junto da nova grade, com novo desenho. Faróis e lanternas ganham nova assinatura luminosa em LEDs. Na versão AMG Line, o destaque fica por conta das rodas AMG, de 20 polegadas, de visual esportivo, bem como detalhes nos para-choques.



Mercedes GLB 200 Progressive (Mercedes/Divulgação)

Publicidade


Contudo, em matéria de visual externo, o mesmo vale para o GLB. Entretanto, há diferenças. No GLB há a opção de uma nova cor, chamada Spectral Blue Metallic, bem como novas rodas de 19 a 21 polegadas, dependendo da versão do modelo escolhida, por exemplo.

GLA e GLB tem painel com duas telas grandes

Interna do Mercedes GLB 200 (Mercedes/Divulgação)

Por dentro, os dois modelos apresentam um painel com duas telas de 10,25 polegadas, que servem para o painel de instrumentos digital e também para a central multimídia. Além disso, tanto o GLA quanto o GLB adotam a versão mais nova do MBUX, inteligência artificial da Mercedes, aplicada à central multimídia. Os sistemas Android Auto e Apple CarPlay também estão presentes, bem como porta USB-C adicional e USB iluminadas.


Mercedes GLA 200 AMG Line (Mercedes/Divulgação)

Contudo, os sistemas de assistência à segurança também foram atualizados, e agora o assistente de manutenção de faixa agora pode ser controlado pelo controle de direção ativo, de maneira mais precisa. Sob o capô, o GLA 200 AMG Line e o GLB 200 Progressive utilizam o mesmo motor 1.3 turbo, com sistema híbrido-leve, e potência de 163 cv. Dependendo da situação, o modelo pode ganhar mais 14 cv, vindos do motor elétrico.

Conjunto mecânico é o mesmo nos dois Mercedes

Nos dois carros, a transmissão para o motor 1.3 turbo é automatizada de dupla embreagem, com 7 velocidades. Em termos de desempenho, o GLA 200 AMG Line cumpre o 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, com máxima de 210 km/h. Já o GLB, na versão 200 Progressive, o 0 a 100 km/h ocorre na casa dos 9,3 segundos, e sua velocidade máxima é de 210 km/h.


GLB 35 4MATIC (Mercedes/Divulgação)

Tanto o GLA como o GLB possuem versões esportivas, chamadas AMG 35 4MATIC, ambas com motor 2.0 turbo de 306 cv, em consonância com um sistema elétrico de 48 volts, e um motor de partida acionado por correia, funcionando como um sistema híbrido-leve. Assim, consegue fornecer 14 cv extras em situações de forte aceleração, por exemplo. 

GLA 35 4MATIC (Mercedes/Divulgação)

Por fim, os dois modelos são limitados aos 250 km/h de velocidade máxima, e diferem no 0 a 100 por hora; O AMG GLA 35 4MATIC cumpre a prova em 5,2 segundos, e o AMG GLB 35 4MATIC em 5,5 segundos, minimamente mais lento.

Abaixo, você confere os preços dos modelos apresentados.

GLA 200 AMG Line: R$ 369.900

AMG GLA 35 4MATIC: R$ 539.900


GLB 200 Progressive: R$ 389.900

AMG GLA 35 4MATIC: R$ 559.900

O Jornal do Carro também está no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Honda Accord híbrido ganha nova geração e está mais tecnológico

Deixe sua opinião