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VW lança Polo Robust para o público agro, mas só por venda direta
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VW lança Polo Robust para o público agro, mas só por venda direta

Nova versão de hatch da VW é exclusiva para trabalho e tem proteções especiais para pisos ruins, além de suspensão elevada e interior básico

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

04 de mar, 2024 · 4 minutos de leitura.

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VW Polo Robust é versão voltada especificamente para o trabalho
Crédito:VW/Divulgação

Um dos hatches mais vendidos do País, o VW Polo ganhou mais um reforço em sua linha. Chega ao modelo a versão Robust, já conhecida da picape compacta Saveiro, voltada para o trabalho, e uso em pisos ruins e estradas de terra, por exemplo. A nova versão tem suspensão mais elevada e dois kits de acessórios, feitos para deixar o modelo mais adequado ao seu uso.

Feito para ser comercializado apenas em venda direta, o hatch ainda não teve o preço divulgado. O modelo usa o mesmo conjunto utilizado no Polo Track, versão de entrada da linha: o motor 1.0 aspirado três cilindros de até 84 cv e 10,3 mkgf de torque, utilizando etanol, por exemplo. Assim, o modelo revive uma estratégia já utilizada no passado, no Gol Titan, durante sua quarta geração;



VW/Divulgação
VW/Divulgação

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Junto do motor está uma transmissão manual de cinco marchas. Além do motor, no entanto, muito do visual do modelo deriva da versão Track, com exceção do para-choque dianteiro, que é diferente. O propósito de ser um modelo voltado para trabalho é reforçado pela montadora, que o Polo Robust “foi desenvolvido e testado junto a clientes do segmento agro”.

VW Polo Robust será básico e focado para o trabalho

VW/Divulgação
Emblema na tampa do porta-malas e suspensão elevada denunciam a versão (VW/Divulgação)

A suspensão elevada impede que o modelo raspe em determinadas situações, tanto na dianteira quanto na traseira. Além disso, dentro dos pacotes disponíveis, será possível adicionar itens como protetor da grade frontal, capas para banco em vinil, e revestimento para o assoalho de borracha. Em outro pacote, é possível contar com engate para reboque e tapete de borracha para o porta-malas.


Baseado na versão mais barata do Polo, a Track, é muito provável que o Robust incorpore alguns de seus itens de série, por exemplo. Ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, direção elétrica e demais itens são esperados na versão Robust.

Por fim, a apresentação do modelo ao público ocorrerá durante a feira Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), entre os dias 4 e 8 de março. No evento, começará a pré-venda da nova versão. Além disso, também serão ofertados os modelos Amarok e Saveiro, bem como o Polo Track. Para a picape média, na versão Extreme, e para o hatch de entrada, esperam-se descontos de R$ 67.000 e R$ 8.800, respectivamente.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.