Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

16/03/2023 - 6 minutos de leitura.

VW revela o ID.2, seu novo hatch elétrico barato; veja quanto vai custar

Novo hatch elétrico ID.2 antecipa a nova geração do VW Golf a baterias; modelo estreia em 2025 na Europa e terá uma autonomia de até 450 km

Volkswagen ID.2 será elétrico de entrada da VW que estreia em 2025 Crédito: Volkswagen ID.2 - Volkswagen/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Volkswagen revelou seu novo carro elétrico de entrada, o ID.2. Tal como contamos no Jornal do Carro, o modelo antecipa a nova geração do hatch médio Golf, que continuará em linha em versão totalmente elétrica. O novo modelo ficará posicionado abaixo do ID.3, já em testes no Brasil. Entretanto, o que chama atenção é o preço inicial próximo de 25 mil euros, cerca de R$ 140 mil na conversão atual. Ou seja, mostra a meta da VW de popularizar os carros a baterias.

Previsto para estrear em 2025 na Europa, o conceito ganhou nome temporário de ID.2 All. Apresentando a nova linguagem visual da VW, ele é feito com base na plataforma MEB. Entretanto, será o primeiro modelo sobre essa arquitetura com tração dianteira. Assim, vai contar com um motor elétrico capaz de gerar até 226 cv de potência.


Leia Mais


Com esse conjunto, o ID.2 será capaz de acelerar de zero a 100 km/h em menos de 7 segundos. Já a velocidade máxima será de 160 km/h. Por fim, de acordo com a marca, o modelo terá uma autonomia robusta de 450 km no ciclo WLTP. Até o momento não há informações sobre a capacidade da bateria. Mas a promessa é de que o hatch consiga atingir de 10% a 80% em apenas 20 minutos nas estações de recarga rápida.

Continua depois do anúncio

Divulgação/Volkswagen

Homenagem ao Golf

Durante a apresentação, a Volkswagen afirmou que o ID.2 será “tão espaçoso quanto um Golf e tão econômico como um Polo”. Embora não tenha confirmado as medidas, espera-se que o hatch elétrico tenha 4,05 metros de comprimento e uma distância entre-eixos de 2,60 m. Assim, terá um bom espaço interno mesmo sendo pouco menor que o Golf.

Além disso, os dados apontam que o ID.2 terá um porta-malas generoso de 490 litros, mas pode chegar até 1.330 litros com o banco traseiro rebatido. Ou seja, terá compartimento maior que o de muitos SUVs compactos da atualidade.


Em relação ao design, as colunas traseiras do ID.2 claramente prestam homenagem ao primeiro Golf. A carroceria também chama atenção pela simplicidade. Na dianteira, destaque para os faróis conectados por uma faixa iluminada. O mesmo acontece na traseira, que tem desenho mais quadrado.  

Divulgação/Volkswagen

Cabine moderna

O interior, por sua vez, traz um visual minimalista e moderno. No painel, há o multimídia flutuante com tela de 12,9″ que comanda a maioria das funções do carro. Abaixo, há os comandos para o ar-condicionado. Outro destaque é o painel de instrumentos digital de 10,9″. O modelo ainda conta com Head-Up Display, carregador por indução para smartphones, faróis matriciais de LEDs e recursos de condução semiautônoma.


“Estamos transformando a empresa de forma rápida e fundamental. E o ID.2 mostra para onde queremos levar a marca: perto do cliente, com tecnologia de ponta e design fantástico. Estamos em ritmo acelerado para levar a mobilidade elétrica às massas”, declarou o CEO da divisão de carros de passeio da Volkswagen, Thomas Schäfer.

Divulgação/Volkswagen

Outros lançamentos elétricos da VW

Vale lembrar que o ID.2 é apenas um dos dez novos carros elétricos que a Volkswagen vai lançar até 2026. A alemã já confirmou o lançamento do novo ID.3, de uma versão maior do ID.Buzz (a Kombi elétrica) e do ID.7, que vai substituir o Passat. Além disso, a VW prometeu um SUV compacto que custará menos de 20 mil euros. Assim, a fabricante está mais perto do objetivo de ter uma participação de 80% de carros elétricos na Europa.


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Lançamentos

VW T-Cross 2025 estreia no Brasil com novo visual; veja os preços

Notícias

Novo HR-V reestilizado ganha patentes no Brasil e será híbrido flex

Segredos

Caoa Chery Tiggo 7 terá versão híbrida plug-in como a do Tiggo 8

Notícias

Omoda E5 elétrico é registrado no Brasil e estreia no 2º semestre

OFERTAS 0KM
A partir de R$115.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Sport

De R$ 119.990,00 por R$ 113.990,00 OU o Taxa 0,79%, com 40% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai Creta Action 1.6

De R$ 140.090 Por R$ 125.990 na troca do seu usado

Hyundai Creta New Generation Comfort Plus

De R$ 140.090,00 por R$ 124.990,00 (COM USADO NA TROCA)

Hyundai Creta Comfort Plus

A partir de R$ 164.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

De R$ 154.690 por R$ 137.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai Creta Limited Safety

VER TODAS AS OFERTAS