Para acelerar o processo de eletrificação, a Volkswagen vai adaptar no novo Tiguan Allspace o conjunto híbrido plug-in do Audi Q5 nos Estados Unidos. A afirmação foi dada pelo CEO da marca na América do Norte, Pablo Di Si, ao portal Automotive News.
De acordo com o executivo, lançar um veículo híbrido plug-in na região é uma de suas principais prioridades. Afinal, o objetivo da VW é tornar-se 100% elétrica a partir de meados da década de 2030 nos EUA. Desse modo, tem que correr. “Demora muito para desenvolver uma tecnologia. Se eu não tivesse nenhum híbrido plug-in no grupo, não seria uma ideia”.
A fala do executivo faz referência ao Audi Q5 PHEV, que tem motor 2.0 TFSI de 252 cavalos e 37,7 mkgf atrelado ao elétrico de 143 cv e 35,6 mkgf. Combinados (elétrico + combustão) o conjunto feito em San Jose Chiapas (México) oferece 367 cv e 51 mkgf. A bateria, por sua vez, é de 17,9 kWh. Em modo 100% elétrico, a autonomia alcança 62 km. “Eu dirigi o carro no México. É lindo. E o sistema funciona muito bem”, elogia Di Si. “Portanto, temos híbridos plug-in no grupo. Temos a tecnologia”, reforça o executivo da marca alemã.
Tiguan com coração de Audi?
Nesse sentido, fica claro que o conjunto híbrido poderá ser colocado em um modelo VW. Mas qual? Especulações apontam para o Tiguan Allspace ou o Atlas. Entretanto, o primeiro é o candidato mais provável, porque está pronto para receber novidades a partir de 2025.
Portanto, a tecnologia do Audi Q5 “serviria bem em um produto de alto volume nos Estados Unidos”, acredita o executivo. Di Si afirmou à agência de notícias que o modelo PHEV deve integrar à programação da VW nos EUA em um futuro muito próximo. Para ele, a tecnologia serve como medida paliativa para a eletrificação da frota.
Desse modo, caso o Tiguan híbrido plug-in vire realidade na América do Norte, o Brasil também pode se beneficiar. Afinal, a oferta do modelo no mercado nacional poderia colocar a Volkswagen em pé de igualdade com importantes rivais que estão à venda, como Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid, por exemplo. E principalmente o Jeep Compass 4xe.
Cabe lembrar que o Tiguan PHEV já existe na Europa. Entretanto, fica caro demais importá-lo. Logo, a solução feita no México poderia ser opção. Por fim, resta aguardar os desdobramentos, já que até o momento não há revelações concretas por parte da marca.