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Onix Plus líder e Cronos bem à frente do HB20S; veja o ranking de sedãs
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Onix Plus líder e Cronos bem à frente do HB20S; veja o ranking de sedãs

Chevrolet lidera as vendas de sedãs, com mais de 11,5 mil unidades à frente do 2º colocado; fora de linha, Voyage ainda aparece no ranking

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

12 de mai, 2023 · 3 minutos de leitura.

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Chevrolet Onix Plus
Segmento de sedãs continua com Chevrolet Onix Plus na liderança, seguido por Toyota Corolla e Volkswagen Virtus; BYD Seal fecha o top ten
Crédito:Chevrolet/Divulgação

Após meses de queda nas vendas por causa de problemas na produção, a Chevrolet está conseguindo se reerguer no Brasil. E não é apenas o hatch Onix que está em alta. O sedã Onix Plus também vai de vento em popa. Tanto que, nos primeiros quatro meses do ano, o modelo virou o líder absoluto do segmento. Ou seja, com 23.686 unidades, está quase 11.550 carros à frente do segundo colocado, o Toyota Corolla. Em terceiro vem o Fiat Cronos, com 11.277 vendas.

Assim, o Chevrolet tem 3,5 vezes mais vendas que o Hyundai HB20S, por exemplo, que está em 4ª posição. Aliás, cabe mencionar que, somando os números das categorias de pequenos, médios e grandes, o segmento de sedãs representa 8,81% do mercado total. Por sua vez, o Volkswagen Virtus ficou na quinta posição. Depois vem o Honda City, cuja versão sedã aparece no quinto lugar. Assim, está à frente do Toyota Yaris, que fechou o acumulado do quadrimestre como o sétimo sedã mais vendido do Brasil.

Leia também: Como evitar dores de cabeça com o financiamento do carro

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Novo Hyundai HB20S preço sedãs
Diogo de Oliveira/Estadão

Logo em seguida, vem o Volkswagen Voyage, que deixou de ser fabricado neste ano. Portanto, essa, digamos, aposentadoria abriu espaço para o renovado Virtus, que passou a ser o sedã de entrada da marca no País. Entretanto, como ainda havia unidades do Voyage nos estoques, o compacto continua aparecendo na lista dos mais vendidos. Ou seja, foram emplacadas 2.063 unidades no acumulado de janeiro a abril. Seja como for, o carro vai perder posições daqui para frente.



Os 10 sedãs mais vendidos até abril de 2023

  • 1°) Chevrolet Onix Plus: 23.686
  • 2°) Toyota Corolla: 12.210
  • 3°) Fiat Cronos: 11.277
  • 4°) Hyundai HB20S: 6.723
  • 5°) Volkswagen Virtus: 4.757
  • 6°) Honda City: 4.387
  • 7°) Toyota Yaris sedã: 3.695
  • 8°) Volkswagen Voyage: 2.063
  • 9°) Nissan Versa: 2.056
  • 10°) BMW 320I: 1.471

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.