A Volkswagen pegou carona no lançamento do filme Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, que está em cartaz nos cinemas brasileiros, para destacar o SUV elétrico ID.4. No blockbuster da Marvel Studios, que estreou há duas semanas, o modelo é o carro dos super-heróis Scott Lang/Homem-Formiga (Paul Rudd) e Hope Van Dyne/Vespa (Evangeline Lilly).
Para aproveitar a ponta nas telonas, a fabricante alemã, então, estacionou unidades do ID.4 nos cinemas de grandes cidades na pré-estreia pelo mundo. Curiosamente, o SUV elétrico da Volkswagen é o terceiro veículo diferente nos três filmes do Homem-Formiga. No primeiro, de 2015, Lang usava um velho furgão Ford Ecoline 1972. Depois, na sequência em 2018, o modelo da vez foi um Hyundai Veloster tunado tal como um Hot Wheels.
VW ID.4: dos cinemas para as concessionárias
Em países como os Estados Unidos, onde já está à venda, a participação especial do elétrico ID.4 no filme do Homem-Formiga faz parte do lançamento e tenta, evidentemente, ampliar vendas. Já no Brasil, onde o SUV elétrico ainda não estreou, a presença no filme do super-herói também serve de vitrine para a estreia, o que deve acontecer no 2º semestre.
Vale lembrar que o ID.4 já está em testes no País há mais de um ano. A Volkswagen tem feito ensaios de visibilidade, clínicas com o público brasileiro, bem como apresentações e testes com imprensa. Da mesma forma, a homologação do SUV já está em andamento. Ou seja, falta pouco para o lançamento. No fim de 2022, aliás, o ID.4 percorreu os 456 km de distância entre São Paulo e Rio de Janeiro sem precisar parar para recarregar na rodovia Presidente Dutra.
SUV elétrico é maior que Compass e Sportage
O Jornal do Carro já testou o ID.4 e o hatch ID.3 em dezembro de 2021. Ambos têm o pacote de baterias de 58 kWh no assoalho, o que baixa o centro de gravidade e ajuda na estabilidade. Além disso, o motor elétrico fica junto ao eixo traseiro e tem 150 kW de potência, o equivalente a 204 cv, e um torque máximo (e instantâneo) de 31,6 mkgf.
Por sua vez, o SUV ID.4 pode ter versão AWD, que adiciona um motor no eixo dianteiro e usa baterias de 82 kWh. Neste caso, a potência máxima alcança 300 cv. Assim, a autonomia do hatch chega a 426 km (ciclo WLTP), de acordo com a Volkswagen. Já o SUV roda entre 386 km a 522 km, a depender do tipo de tração e do modo de condução.
Em termos de espaço, o ID.4 tem porte médio. Dessa forma, é maior que Jeep Compass e Kia Sportage, por exemplo, mas menor que o Jeep Commander de 7 lugares. Na régua, são 4,58 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,64 m de altura, com distância entre-eixos de 2,76 m e um porta-malas de 543 litros. Ou seja, espaço para uma família de até cinco pessoas.