Quem tem um carro clássico no Brasil pode contar com uma maneira de dizer ao público que se trata de um veículo de coleção: a placa preta, algo concedido pelo Detran, mediante avaliação de muitos critérios. Entretanto, pode não ser suficiente para legitimar a procedência de um veículo. Pensando nisso, a VW oferecerá uma certificação especial para donos de antigos.
A certificação funciona como uma espécie de “registro de nascimento” do carro, que apresenta dados como a data de produção, numeração do motor, cor original e outros itens, que constavam no carro ao sair da linha de montagem. O certificado também atesta a versão e demais equipamentos, por exemplo.
Entretanto, o serviço já existia na matriz alemã, e permite ao colecionador identificar se tal veículo foi falsificado ou não, prática comum no meio do mercado de carros antigos. O certificado poderá dizer se, por exemplo, uma versão básica de determinado modelo não foi descaracterizada, e transformada em uma versão de luxo ou esportiva.
Por meio do resultado, também é possível retornar o modelo à sua versão original de fábrica, por exemplo, uma vez que atestada sua verdadeira origem. O certificado custará ao interessado R$ 500, com adição de frete, e estará disponível apenas para modelos com pelo menos 20 anos de fabricação. Assim, é preciso informar o chassi, modelo e o ano de fabricação do carro, e o resultado será emitido em nome do dono.
Um site específico do serviço pode ser acessado por este link, que precisa de um login e senha, para então acessar o formulário.
O Jornal do Carro também está no Instagram!