Você está lendo...
VW venderá certidão para clássicos da marca para evitar falsificações
Antigos

VW venderá certidão para clássicos da marca para evitar falsificações

Serviço oferecido pela VW já existe lá fora, e permite ao proprietário saber dados reais do modelo, desde a saída da fábrica, por exemplo

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

28 de nov, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen lança serviço de certificação de clássicos que pode descobrir falsificações
Crédito:VW/Divulgação

Quem tem um carro clássico no Brasil pode contar com uma maneira de dizer ao público que se trata de um veículo de coleção: a placa preta, algo concedido pelo Detran, mediante avaliação de muitos critérios. Entretanto, pode não ser suficiente para legitimar a procedência de um veículo. Pensando nisso, a VW oferecerá uma certificação especial para donos de antigos.

A certificação funciona como uma espécie de "registro de nascimento" do carro, que apresenta dados como a data de produção, numeração do motor, cor original e outros itens, que constavam no carro ao sair da linha de montagem. O certificado também atesta a versão e demais equipamentos, por exemplo.



VW/Divulgação

Publicidade


Entretanto, o serviço já existia na matriz alemã, e permite ao colecionador identificar se tal veículo foi falsificado ou não, prática comum no meio do mercado de carros antigos. O certificado poderá dizer se, por exemplo, uma versão básica de determinado modelo não foi descaracterizada, e transformada em uma versão de luxo ou esportiva.

As etapas do processo para a certificação (VW/Divulgação)

Por meio do resultado, também é possível retornar o modelo à sua versão original de fábrica, por exemplo, uma vez que atestada sua verdadeira origem. O certificado custará ao interessado R$ 500, com adição de frete, e estará disponível apenas para modelos com pelo menos 20 anos de fabricação. Assim, é preciso informar o chassi, modelo e o ano de fabricação do carro, e o resultado será emitido em nome do dono.


Um site específico do serviço pode ser acessado por este link, que precisa de um login e senha, para então acessar o formulário.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet Silverado volta após 21 anos para encarar Ford F-150 e RAM 1500


Deixe sua opinião