A Jeep sempre teve nos motores a gasolina uma fortaleza para a sua família de SUVs com tração 4×4. Mas a marca sabe que o futuro dos carros é a eletrificação e corre para adaptar sua gama aos novos tempos. Por isso está lançando o Wrangler 4xe. O terceiro membro da linha de híbridos plug-in da empresa se junta ao Renegade 4xe e ao Compass 4xe. Os três podem ter as baterias recarregadas na tomada e oferecem modo 100% elétrico.
O Wrangler 4xe traz um novo conjunto mecânico um pouco mais parrudo que o dos irmãos mais voltados ao asfalto. O jipe “raiz” é equipado com motor 2.0 turbo a gasolina e dois elétricos. O resultado combinado são 381 cv de potência e o torque robusto de 65 mkgf. A tração, claro, é nas quatro rodas e o câmbio automático batizado de TorqueFlite tem oito marchas.
Leia Mais
Além dos três motores, o sistema híbrido do Wrangler 4xe inclui um conjunto de baterias de íons de lítio de 400 Volts com capacidade para armazenar 17 kWh. Essa energia garante autonomia de 40 km no modo 100% elétrico, segundo a norma norte-americana (EPA). Como o carro será global, o Jeep terá tomadas de recarga específicas para cada região do planeta.
O novo Wrangler 4xe oferece ao motorista três modos de funcionamento. O Hybrid combina o motor 2.0 turbo aos elétricos e, no Electric, a propulsão é 100% a eletricidade. Na Save, o motor a gasolina entra em ação, prioritariamente, para recarregar as baterias.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seWrangler 4xe virá ao Brasil
O novo Wrangler 4xe virá ao Brasil em 2021. Antes, porém, a Jeep lançará em nosso mercado as versões híbridas de Renegade e Compass. Os dois modelos utilizam o mesmo conjunto formado pelo motor 1.3 turbo a gasolina e outro elétrico de 60 cv que atua no eixo traseiro. O 1.3 pode ter 130 cv ou 180 cv. Com isso, a potência combinada é de 190 cv ou 240 cv.
Tanto Renegade 4xe quanto Compass 4xe têm autonomia para rodar 50 km em modo 100% elétrico. O conjunto de baterias dos dois é de 400 Volts (como no Wrangler), porém com capacidade de 11,4 kWh. Também há os três modos de condução do jipe maior (Hybrid, Electric e eSave). E programas voltados ao uso no off-road (Hybrid 4×4, 4WD Lock e 4WD Low).